Bom dia, boa tarde, boa noite, ou seja lá a hora que você estiver lendo isso :)

Fazer exercícios ou perder peso?

Fazer exercício ou perder peso: o que é mais importante para a saúde?

O que é melhor para a saúde: fazer exercícios ou perder peso? Você vai se surpreender com o resultado desse estudo. Confira!

publicidade

publicidade

Fazer exercício ou perder peso: o que é mais importante para a saúde?

O que é melhor para a saúde: fazer exercícios ou perder peso? Você vai se surpreender com o resultado desse estudo. Confira!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Fazer exercícios ou perder peso?

publicidade

publicidade

Fazer exercício ou perder peso? Se você é gorda ou não tem o corpo esperado pelos padrões da sociedade, já deve ter ouvido comentários de que precisa emagrecer. Afinal, é uma questão de saúde, certo? Errado! Um novo estudo sobre a relação entre corpo, saúde e condicionamento físico mostrou que uma pessoa gorda tem mais chances de uma vida mais longa e plena se ela praticar exercícios físicos, e não se fizer dieta ou perder peso.

Isso significa que dá para ser saudável com qualquer tamanho, desde que você seja ativo o suficiente. Vale reforçar que fazer exercícios físicos até faz mudanças na balança, mas não o bastante para uma perda de peso significativa. Por isso, muita gente abandona as atividades ou nem se interessa pelo assunto por focar apenas na estética, sem entender que uma vida mais ativa faz muito mais pela saúde. Vem entender melhor esse assunto!

Fazer exercício físico melhora problemas sérios de saúde

Quem levantou a bola para esse questionamento do título foi o pesquisador Glenn Gaesser, professor de fisiologia do exercício na Arizona State University, nos Estados Unidos. Em 2015, ele fez um experimento com 81 mulheres obesas e sedentárias por 3 meses. Durante esse tempo, elas deveriam fazer uma caminhada de 30 minutos, três vezes por semana. Resultado: das 81 mulheres, 55 delas ganharam peso. 

No entanto, em estudos anteriores com outras pessoas obesas, o professor notou que a prática regular de exercícios físicos melhorou condições de saúde graves, como pressão alta e até diabetes do tipo 2. Entre essas pessoas, algumas também perderam peso, mas outras não. 

Pessoas que fazem dieta podem recuperar o peso já perdido

Vale destacar ainda um outro ponto muito importante. Pessoas que fazem dieta, principalmente restritivas e sem nenhuma orientação profissional, tendem a recuperar todo o peso perdido e entrar no famoso efeito sanfona. Já aconteceu com você? 

Além de gerar um sentimento de frustração e desencadear distúrbios alimentares e de imagem, esse looping de dieta também contribui para problemas metabólicos, como diabetes, colesterol alto e redução da expectativa de vida. Ou seja, fazer dieta apenas para perder peso não só não funciona, como ainda pode te trazer questões que você nem tinha. E sabe o que melhora essas condições? Pois é. 

O exercício físico aumenta a longevidade

Por conta dessas análises, Glenn Gaesser se uniu ao pesquisador Siddhartha Angadi, professor de educação e cinesiologia da Universidade da Virgínia, para fazer uma revisão de vários estudos publicados anteriormente, a fim de conseguir uma amostra mais significativa, ao invés de comparar resultados individuais. 

Como resultado, os especialistas confirmaram que a maioria das pessoas obesas apresentaram evolução no quadro de saúde quando começaram a fazer exercícios. Mais ainda: os estudos mostram uma redução em até 30% de risco de morte prematura, mesmo que o peso permaneça o mesmo. 

“Essa melhora geralmente os coloca em menor risco de morte precoce do que as pessoas que têm peso normal, mas estão fora de forma”, explicou Glenn Gaesser. 

E se eu quiser perder peso? Tem problema emagrecer?

Diante dos novos estudos feitos por Gaesser e Angadi, foi possível concluir que não é preciso perder peso para ser saudável. Para ter mais saúde e longevidade, o mais importante é praticar exercícios físicos – seja ele qual for

Mas, se além da saúde, você também deseja emagrecer, não precisa se sentir culpada. Você pode ter seus objetivos estéticos, desde que não faça loucuras para atingi-los. Existem muitos profissionais responsáveis e éticos que podem te ajudar no seu processo. 

Foto de capa: Unsplash

CURTIU? COMPARTILHE AQUI

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Redação Alexandrismos

Redação Alexandrismos

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre #CorpoLivre.

publicidade