Siga o Corpo Livre

Viver

Os motivos para praticar exercícios físicos: não é sobre o corpo perfeito!

Muita gente faz exercícios físicos por conta da estética, mas a prática vai além do padrão de beleza. Saiba os principais motivos!

Publicado

on

Motivos para praticar exercícios

Na teoria, os motivos para praticar exercícios físicos deveriam ser pela saúde, e não pela estética. Na prática, não é bem isso que acontece. Aliás, é o que menos acontece. Também pudera: na televisão, no cinema, nas revistas, nas redes sociais, na família e a todo instante, as mulheres são constantemente lembradas e cobradas a alcançar um determinado padrão de beleza e um tipo de corpo para ser feliz. O corpo magro.

Por isso, não precisa se sentir culpada se um dia você já fez ou faz alguma atividade física com o objetivo de emagrecer. Mas é importante que você saiba que ela está muito além do padrão estético. Um dos principais motivos para fazer exercícios físicos é que o bom funcionamento do corpo está associado ao movimento. Quem vai explicar melhor é a professora de yoga Ingrid Sayuri, contando o porquê você deveria se exercitar!

Tudo o que fazemos no dia a dia aciona um músculo do corpo

Você pode não se dar conta mas, desde o momento em que você acorda até a hora de ir dormir, o seu corpo está em movimento. “Todo gesto que fazemos aciona um músculo ou um grupo de músculos no nosso corpo. Inclusive as atividades rotineiras como: a sustentação do tronco ao se sentar, subir as escadas de casa, pegar algo no chão, caminhar até o ponto de ônibus, pentear o cabelo…”, explica Ingrid. 

Por isso, um dos motivos para praticar exercícios físicos começa exatamente pelo básico. Ao se manter em atividade, você ajuda o próprio corpo a executar o que já faz em seu dia a dia. “Qualquer atividade para ser feita precisa da integração dos sistemas, então praticar exercício é na verdade ajudar o corpo nessa tarefa”. 

Motivos para praticar exercícios físicos: dá para usar apenas o próprio corpo

A professora também aponta que o cotidiano faz com que as pessoas estejam em constante atividade, ainda que de forma inconsciente. No entanto, as facilidades tecnológicas interferem em tarefas do dia a dia. Afinal, para que sair para comprar comida, por exemplo, se você pode pedir por um aplicativo? “A dica é observar a própria rotina e identificar o que pode voltar a ser feito só com o próprio corpo!”. 

Então, está aí mais um motivo para você se mexer, sempre que possível: você nem precisa de equipamentos sofisticados para começar. Vale trocar o elevador pela escada, fazer uma faxina daquelas com direito a som alto, descer um ponto antes e ir caminhando na volta para a casa, o que estiver a seu alcance. “A mudança de hábito é um bom começo, mas não substitui a prática. É importante praticar um exercício estruturado e pensado para o seu corpo e as necessidades dele”, ressalta a profissional. 

O exercício físico não é uma ferramenta meramente emagrecedora

Segundo Ingrid, é importante você estar em movimento no seu dia a dia, aliando a uma prática de exercícios físicos que tenha a ver com a sua necessidade e preferência. Porém, mais urgente ainda é desconstruir a ideia de que praticar exercícios é sinônimo exclusivo de emagrecimento. “Esse pensamento faz parte da cultura da magreza que induz milhares de pessoas a se sentirem na obrigação de ter o corpo perfeito e isso não existe!”.

Nesse caso, a professora reforça que é preciso colocar o corpo em movimento por motivos reais, como melhora do sono, sensação de bem-estar causada pelo pico hormonal, facilidade nas tarefas do cotidiano que um corpo não-sedentário tem. “Trata-se de promover a prática de qualquer exercício pela melhora das capacidades do corpo, como força, equilíbrio, flexibilidade, velocidade, potência e resistência. É sobre propor mais autonomia e não menos medidas”. 

O que você faria por prazer e amor ao corpo? Reais motivos para praticar exercícios físicos

Por fim, mas não menos importante, Ingrid Sayuri também ressalta que praticar exercícios físicos não é fazer o que todo mundo faz. Isso porque nem toda a prática é boa ou será satisfatória para todo mundo, mas todo mundo precisa fazer exercícios. “Há quem ame o yoga como eu, mas há quem prefira fazer exercícios diferentes. Então, procure uma prática gostosa para você e um profissional que respeite o seu corpo, que te proponha um treino realmente saudável, que melhore as capacidades do corpo e não que tenha como objetivo primordial o emagrecimento”. 

As mudanças no corpo e na vida de uma forma geral são consequências de uma série de fatores e, claro, a frequência do treino é só um deles. “A gente só repete uma coisa, no caso um treino, quando gosta do que faz. Não se trata de uma receita de faça isso ou aquilo e sim de uma jornada que busca praticar um exercício por prazer, para colher os benefícios no cotidiano. É sobre cada pessoa responder internamente: que atividade eu faria com prazer e por amor ao meu corpo?”. 

Foto de capa: Adobe Stock

Redação Corpo Livre

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre Corpo Livre!

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre Corpo Livre!

MAIS LIDAS

Copyright © 2023 Corpo Livre - Todos os direitos reservados.