Mundo
Tiago Abravanel sobre tamanho das toalhas em BBB22: “Prejudicado”
No BBB22, Tiago Abravanel demonstra preocupação com tamanho de toalhas e público aponta gordofobia com o artista. Entenda!
A gordofobia é tão normalizada na sociedade que, muitas vezes, passa despercebida no dia a dia. No entanto, quem sofre preconceito contra o próprio corpo sabe exatamente onde ela se manifesta. Seja por ouvir piadas gordofóbicas, ofensas disfarçadas de elogios ou ainda se sentir excluído por falta de acessibilidade. E, na estreia do BBB22, Tiago Abravanel já trouxe o tema à tona. Saiba mais!
Tiago Abravanel questiona tamanho das toalhas em BBB22
A entrada do ator e cantor na casa mais vigiada do Brasil animou o público e gerou burburinho nas redes sociais. Isso porque sua participação traz mais representatividade não só para a comunidade LGBTQIA+, como para pessoas gordas e fora do padrão. Além disso, reacendeu a antiga polêmica com a Patrícia Abravanel, já que o SBT passou a exibir campanha contra LGBTfobia após falas homofóbicas da apresentadora – às quais Tiago rebateu publicamente.
No entanto, em poucas horas de participação, o artista trouxe à tona um tema que ainda caminha a passos lentos na sociedade: a gordofobia. Em papo com Jessilane, Tiago Abravanel se mostrou preocupado com o tamanho das toalhas disponíveis para os confinados. De acordo com Tiago, ele sequer consegue amarrar algumas no corpo, o que pode gerar acidentes e imprevistos, como mostrar suas partes íntimas em rede nacional, por exemplo. Por fim, Tiago confessou à professora de Biologia que se sente prejudicado.
Público defende Tiago Abravanel e cobra produção de BBB22
Quem estava acompanhando o papo entre os brothers durante a madrugada não deixou o questionamento passar. Por isso, o público manifestou indignação nas redes sociais e cobrou a produção do BBB22 por peças e opções decentes que caibam todo mundo, sem discriminação. Entre os comentários, muita gente classificou como “inaceitável” ele ter que pedir por um tamanho maior e cobrou “mais inclusão”.
tomando café da manhã e Tiago contando que a toalha oferecida não cobre o corpo dele. um problema real da gordofobia que pouca gente pensa. comprar cinto, toalha, é tudo um inferno. produção vacilou.
— Moscou no BBB 🧜🧬 (💡🎲🐍) – JESSILANER D+ (@MoscouBbb) January 18, 2022
bbb quer colocar gente gorda na casa e não pensa sobre tamanho de toalha, ai fica dificil ne
— jurídico harry styles (@aqueladasza) January 18, 2022
Tiago tá chateadíssimo porque só a toalha da piscina fecha completamente nele e as da casa não. Faltou pensar mais na inclusão hein, @bbb? Se não dá em todos igualmente tem algo de errado. #BBB22 pic.twitter.com/fbhQFL8xhl
— gui monteiro 🏳️🌈 (@luis_guilherme) January 18, 2022
Pelo amor DEUS DÊEM UMA TOALHA DECENTE PARA O TIAGO ISSO É INACEITÁVEL! TO CHATEADA, INCLUSÃO AI PELO AMOR EIN!!! #BBB22
— CarolIN/ Defeito de Fabrica e bugs mentais. (@carolinbmel) January 18, 2022
Boninho você acorde e corra lá no Projac pra levar uma toalha de praia pra Tiago Abravanel
— Júlia 👊 (@B_juju_B) January 18, 2022
Esse homem merece o mundo #bbn22
Entenda o que é gordofobia e saiba como acabar com o estereótipo
Para quem não sabe ou não tem noção do que é a gordofobia e como ela se manifesta, o comentário de Tiago Abravanel no BBB22 pode parecer estranho ou até mesmo desnecessário. Mas é importante reforçar que a gordofobia é um assunto urgente, com a qual pessoas gordas e fora do padrão sofrem diariamente. Além disso, o preconceito com o corpo gordo se manifesta de diferentes maneiras, nem sempre de forma direta e visível.
É gordofobia, por exemplo, quando questionamos a saúde ou a alimentação de uma pessoa gorda só por causa do tipo de corpo que ela tem. Mas pessoas magras não sofrem com a mesma cobrança e não significa que são mais saudáveis. Além disso, também é gordofobia quando falta acesso ao básico para pessoas gordas, como caber uma cadeira, passar na catraca do ônibus ou encontrar peças de roupas adequadas ao seu tamanho – da blusinha à toalha de banho.
Por isso, é importante ficarmos sempre atentas para não reproduzir gordofobia e nem deixar o preconceito passar por cima do outro. É preciso questionar, refletir, corrigir e, caso seja você a pessoa gordofóbica, reconhecer o erro e aprender com ele. Vamos juntas?
Foto de capa: Reprodução Instagram / @tiagoabravanel