Bom dia, boa tarde, boa noite, ou seja lá a hora que você estiver lendo isso :)

Tiago Abravanel explica sobre gordofobia e impacto social no BBB22

Tiago Abravanel dá “aula sobre gordofobia” no BBB22. Vídeo!

No BBB22, Tiago Abravanel conversou com outros participantes sobre a gordofobia e lamentou o estigma contra pessoas gordas no Brasil. Saiba o que ele falou!

publicidade

publicidade

Tiago Abravanel dá “aula sobre gordofobia” no BBB22. Vídeo!

No BBB22, Tiago Abravanel conversou com outros participantes sobre a gordofobia e lamentou o estigma contra pessoas gordas no Brasil. Saiba o que ele falou!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Tiago Abravanel explica sobre gordofobia e impacto social no BBB22

publicidade

publicidade

A gordofobia voltou a ser assunto no “BBB22”. Depois de Tiago Abravanel se queixar com a produção de toalhas desproporcionais ao tamanho de seu corpo, o ator conversou sobre o tema com os demais participantes e explicou o quanto o preconceito contra pessoas gordas causam um impacto social.

“Uma discussão que as pessoas precisam entender cada vez mais é que gordo não significa falta de saúde. Para a sociedade, ser gordo tem a ver com preguiça, comer muito, várias coisas”, disse. Em seguida, Tiago Abravanel esclareceu a diferença da gordofobia para a discriminação que, às vezes, pessoas magras sofrem.

“Uma pessoa magra não tem problema de viajar de avião. Eu sento na cadeira, mas o cinto não fecha. Eu passo na catraca, mas ela não gira, eu tenho que passar em outro lugar. É a mesma coisa que falar de racismo reverso, não existe. O avião, tem o constrangimento de ter que levantar a mão, chamar o e pedir o extensor e o cara vem como se fosse algo ruim. Socialmente isso é fod*, mas a gente vai desconstruir”, assegurou.

Para Tiago Abravanel, gordofobia pode ser combatida com informação

Um estudo cientifico publicado em 2020 pela Nature Medicine, constatou que a gordofobia afeta as relações sociais e a saúde mental. Ainda em bate-papo com os brothers, Tiago Abravanel reforçou que o estigma deve ser combatido com a informação. “É importante que a gente entenda que existe uma evolução”, destacou.

Dentro do “BBB22”, Tiago Abravanel desabafou que essa era a primeira vez que frequentou um local onde todas as pessoas frequentavam a academia: “Eu nunca estive nesse lugar, mas isso não quer dizer que eu não convivesse com pessoas saudáveis ou qualquer coisa parecida”, ponderou. Logo depois, refletiu: “Será que isso me torna uma pessoa pior que elas? Uma pessoa menos saudável? Talvez, mas isso ser uma questão, pra mim, é um processo que eu preciso entender o que isso significa. Dentro desse processo, a gente começa a enxergar e evoluir”.

Aos colegas de confinamento, Tiago Abravanel deu outro exemplo de constrangimento em público que uma pessoa gorda passa: o shopping. “Agora, acredito que vocês nunca pararam para pensar que, pra mim, entrar numa loja para comprar uma roupa e a pessoa falar: ‘Essa dá, com certeza’, mas na hora que eu visto, não passa. Isso vocês nunca passaram”, desabafou.

Alexandra Gurgel aconselha como lidar com a gordofobia

Pioneira sobre a temática na internet e citada por Tiago Abravanel dentro do “BBB22”, Alexandra Gurgel afirma que é necessário vencer primeiro o ódio por si mesma para, então, combater a gordofobia. “Toda pessoa gorda que eu conheço já passou por uma situação de autodepreciação. Você cria uma barreira e às vezes nem sabe que está fazendo isso. Pra você não sofrer rejeição, você se rejeita primeiro”, disse.

Além disso, Alexandra Gurgel aconselha acolher os próprios julgamentos, além de investir em cuidados para a saúde mental e emocional. “Todo tempo em que se julga ou passa com esse julgamento, tente fazer o contrário. Busque ver o que há de bom. É um exercício. A ajuda profissional te guiará, pois, às vezes, passamos por situações íntimas, individuais e de traumas complexos”, declarou.

Foto de capa: @tiagoabravanel / Caio Versolato

CURTIU? COMPARTILHE AQUI

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Redação Alexandrismos

Redação Alexandrismos

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre #CorpoLivre.

publicidade