Bom dia, boa tarde, boa noite, ou seja lá a hora que você estiver lendo isso :)

Harmonização facial: o que é e por que as pessoas querem tanto mexer no rosto?

Harmonização facial: por que as pessoas querem tanto mexer no rosto?

Harmonização facial é um conjunto de procedimentos para dar trazer equilíbrio estético ao rosto. Mas será que somos desproporcionais?

publicidade

publicidade

Harmonização facial: por que as pessoas querem tanto mexer no rosto?

Harmonização facial é um conjunto de procedimentos para dar trazer equilíbrio estético ao rosto. Mas será que somos desproporcionais?
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Harmonização facial: o que é e por que as pessoas querem tanto mexer no rosto?

publicidade

publicidade

Sabe aquela ideia de que a beleza está ligada a simetria e proporções? Ela tem raízes lá no Renascimento, mas a indústria da beleza ainda bebe bastante nessa fonte. A harmonização facial nada mais é do que um conjunto de procedimentos com o objetivo de melhorar o equilíbrio estético do rosto. Mas quais motivos levam tanta gente a mexer no desenho da face? Somos todos desproporcionais? Por que nossa possível assimetria também não é uma forma de beleza?

Harmonização facial inclui preenchedores com ácido hialurônico e botox

Segundo Evandro Luiz Mitre Parente, o processo pode ser feito por diversos objetivos. Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e presidente da SBCP-SC, ele explica: “Através da harmonização facial, é possível tanto realçar pontos quanto melhorar alguns aspectos e expressões que estejam em desequilíbrio, incluindo marcas de envelhecimento”. Entre os procedimentos, estão o uso de preenchedores com ácido hialurônico e a toxina botulínica (o famoso botox). 

Os profissionais devem ter cuidado para não modificar o rosto do paciente

Dênis Calazans, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, orienta: “Ela [harmonização] deve ser empregada com muito cuidado e muito conhecimento anatômico. Assim, o que seria um simples tratamento não se torna uma grave complicação, muitas vezes com sequelas irreparáveis. Nunca se guie por um tratamento médico por modismo, mas sempre pela assistência de um profissional qualificado. O número de seguidores em mídias sociais ou likes em determinados posts nunca foi atestado de competência profissional”.

Lucas Lucco e seu processo de reversão da harmonização facial

De acordo com o Google Trends, que acompanha as tendências de busca do Google, as pesquisas por “harmonização facial” atingiram seu pico no final de setembro e início de outubro de 2020. Isso porque, nesta época, o cantor Lucas Lucco estava na mídia, tentando reverter o processo que fez em seu rosto. Segundo ele, por não estar mais se reconhecendo no espelho. 

Em entrevista ao Fantástico, em outubro de 2020, o artista afirmou ter se arrependido do procedimento. “Você se olha e simplesmente não consegue enxergar seus traços. Isso é muito ruim. Abala muito a nossa autoestima e eu não gosto nem de olhar para as minhas fotos do noivado”. Atualmente, o cantor completou seu processo de reversão e está feliz com o resultado. 

Mc Brinquedo sofreu body shaming por fazer harmonização facial

O cantor Mc Brinquedo também sofreu com a mudança de sua aparência. Em setembro de 2020, apagou todas as suas redes sociais após ser alvo de body shaming. Isso aconteceu porque ele fez harmonização facial em agosto, e os comentários ofensivos em seu Instagram eram constantes. Desde então, o funkeiro postou algumas imagens sugestivas sobre depressão e suicídio, mas nunca falou sobre o assunto. 

Pense bem antes de fazer qualquer procedimento estético!

Por isso, é essencial que qualquer tratamento estético seja realizado por especialistas. Estão autorizados a fazer harmonização facial cirurgiões plásticos e cirurgiões dentistas, estes regulamentados pela Resolução 198. Além disso, é importante que os profissionais orientem seus pacientes antes da execução.

Portanto, ao escolher uma clínica ou profissional, tenha em vista todas as informações necessárias. Não só sobre os procedimentos, mas, principalmente, sobre sua real vontade de executá-las. É sobre sua vida, sua imagem!

Foto de capa: Unsplash

CURTIU? COMPARTILHE AQUI

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Redação Alexandrismos

Redação Alexandrismos

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre #CorpoLivre.

publicidade