Bom dia, boa tarde, boa noite, ou seja lá a hora que você estiver lendo isso :)

O que são parabenos?

O que são parabenos e por que evitá-los em seus produtos de beleza?

A maioria dos produtos de beleza possuem parabenos na composição. O problema é que o componente químico pode trazer riscos à saúde. Saiba mais!

publicidade

publicidade

O que são parabenos e por que evitá-los em seus produtos de beleza?

A maioria dos produtos de beleza possuem parabenos na composição. O problema é que o componente químico pode trazer riscos à saúde. Saiba mais!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O que são parabenos?

publicidade

publicidade

Pegue um desodorante ou shampoo e veja se no rótulo está escrito parabeno entre os ingredientes. Não encontrou? Então procure termos como metilparabeno, etilparabeno ou butilparabeno. Achou alguma dessas variações? Ok, mas, afinal, o que são, para que eles servem e por que você deveria estar com o corpo livre de parabenos?

De acordo com o FDA, órgão governamental dos Estados Unidos, os parabenos são um conjunto de compostos químicos usados como conservantes, para evitar a proliferação de fungos e bactérias, principalmente em cosméticos. Por isso, é comum que produtos de cabelo e pele tenham esses ativos em suas fórmulas. Além disso, os parabenos também podem estar presentes em alimentos e remédios. 

Os riscos do componente para o corpo e para a saúde

Teoricamente, os parabenos são componentes que protegem contra bactérias e, assim, mantêm não só a integridade do produto, mas também protegem quem consome. Além disso, existe um controle rígido da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre a quantidade permitida de parabenos em cada cosmético. 

Na prática, porém, os parabenos geram polêmicas. Em primeiro lugar, porque, em uma rotina normal, as pessoas usam mais de um produto no corpo, o que pode desencadear um efeito cumulativo de substâncias químicas na pele, nas unhas e nos cabelos. 

Vale destacar ainda que estudos apontam uma possível relação entre parabenos e câncer de mama nas mulheres, além da diminuição na produção de espermatozoides nos homens. Por fim, também já foram encontrados parabenos no sangue e na urina de pessoas saudáveis, o que indica que eles podem ser absorvidos pelo corpo. Quem tem histórico de alergias e irritações também pode ser mais afetado por tais substâncias. 

O que fazer para manter o corpo livre de parabenos?

Isso não significa que você não possa usar produtos com parabenos ou tenha que jogar todos os seus cosméticos fora. No entanto, vale sim repensar o seu consumo e buscar opções mais naturais e menos tóxicas. Até porque a pele é o maior órgão do corpo e precisa de cuidados especiais sempre. 

Nesse caso, a primeira dica para manter o corpo mais livre de parabenos e demais substâncias que podem fazer mal é limitar o uso do que você já possui. Você não precisa estar sempre maquiada ou passando desodorante a todo momento, por exemplo. Deixe a sua pele respirar! 

Além disso, você também pode optar por produtos que não tenham esses componentes químicos na fórmula, quando possível. Atualmente, existem diferentes marcas confiáveis e acessíveis para testar. E mais: receitinhas caseiras são sempre bem-vindas e fáceis de fazer, desde que elas também não tragam riscos à sua saúde!

Foto de capa: Unsplash

CURTIU? COMPARTILHE AQUI

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Redação Alexandrismos

Redação Alexandrismos

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre #CorpoLivre.

publicidade