Bom dia, boa tarde, boa noite, ou seja lá a hora que você estiver lendo isso :)

Vida sustentável: dicas!

Vida sustentável: 6 atitudes que vão além de separar o lixo

Você já parou para pensar no que você tem feito para ter uma vida mais sustentável e que pode impactar na sua relação com você e com os outros?

publicidade

publicidade

Vida sustentável: 6 atitudes que vão além de separar o lixo

Você já parou para pensar no que você tem feito para ter uma vida mais sustentável e que pode impactar na sua relação com você e com os outros?
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Vida sustentável: dicas!

publicidade

publicidade

Você sabe o que é sustentabilidade? Quando dizemos que algo é sustentável, seja no aspecto ambiental, social e econômico, significa que tem a capacidade de ser feito no presente sem prejudicar as gerações futuras. Então é por isso que se fala tanto – e com razão –  em diminuir o consumo excessivo, separar e reciclar o lixo, cuidar dos recursos disponíveis, entre outras atitudes que o meio ambiente e o futuro agradecem. 

Muita gente acredita que práticas do dia a dia não fazem tanta diferença assim na sociedade como um todo. Será que não? Já parou para pensar no que você tem feito para ter uma vida mais sustentável e que pode impactar na sua relação com você e com os outros? Veja 6 atitudes que você pode começar agora para incluir a sustentabilidade na sua rotina!

1) Autoconhecimento e sustentabilidade: o que uma coisa tem a ver com a outra?

Pode parecer confuso, mas a sustentabilidade tem tudo a ver com autoconhecimento! É que quando você se conhece, sabe do que gosta, do que te faz feliz e do que não tem a ver com você (alô, autoestima e amor-próprio!), você não compra tudo o que vê pela frente. E nem faz algo só porque está na moda ou porque a blogueira famosa indicou. Dessa forma, você só mantém na sua rotina o que funciona para o seu estilo de vida, sem excessos. 

2) Antes de descartar, avalie primeiro o que você está jogando fora

Dar um destino certo para suas roupas, maquiagem e acessórios é importante. Porém, antes disso, avalie porque você está passando adiante. Se determinada peça não faz mais sentido para você, beleza! Se você anda enjoando rápido das coisas, querendo se livrar de tudo e compensando com a tendência da estação, opa. Alerta! Talvez seja melhor ir com calma e fazer uma reflexão. Autoconhecimento é tudo, lembra?

3) Customizar e ressignificar para uma vida sustentável

Ainda sobre avaliar antes de descartar, dar uma segunda chance para aquela peça que aparentemente perdeu a graça é uma opção para uma rotina mais sustentável. É a camiseta que pode virar um top cropped descolado, uma saia que pode ser usada em várias estações de jeitos diferentes, o batom escuro que você sempre fica na dúvida se vai chamar muita atenção… Enfim, se joga! Customizar e ressignificar pode te ajudar a olhar com mais carinho para o que você já tem!

4) Beleza sustentável: um corpo mais livre e menos tóxico!

Não é só na moda que a sustentabilidade pode ser aplicada, mas, nos últimos anos, a beleza também segue investindo em opções mais sustentáveis e limpas. Como a pele é o maior órgão do corpo, invista em um skincare mais natural, com menos plásticos, ativos químicos e livres de substâncias tóxicas. Isso vale para os cuidados com os cabelos, as unhas e a alimentação. Um #CorpoLivre também é um corpo que preza pelo autocuidado!

5) Mais diversidade! Valorize os pequenos empreendedores

Outra atitude que você pode começar agora é valorizar produtores pequenos e independentes. Isso porque, quando a cadeia de produção é mais enxuta e em menor escala, as chances de você saber as etapas e de que forma aquele produto foi feito é muito maior. Ao mesmo tempo que vai fortalecer o trabalho de quem precisa, isso também vai te ajudar a fazer escolhas mais sustentáveis.

6) Um detox digital de vez em quando é sustentável, sabia?

Depois que você introduziu o celular na sua rotina, você tem noção de quanto tempo passa nas redes sociais e o quanto de informação está disponível na internet? Pois é, difícil dizer com precisão, mas certamente é muita coisa para dar conta! Portanto, ser sustentável também pode ser ficar um tempo offline, em contato com a natureza e com a sua rede de apoio, longe de telas, nem que seja por 10 minutos.

Faça o teste! O presente e o futuro agradecem – e a sua saúde mental também! A Terra é um planeta que dividimos e prezar por ela é prezar pela vida de todos! Assim, você pratica uma vida sustentável e todos saem felizes ;)

Foto de capa: Unsplash

CURTIU? COMPARTILHE AQUI

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Redação Alexandrismos

Redação Alexandrismos

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre #CorpoLivre.

publicidade