Bom dia, boa tarde, boa noite, ou seja lá a hora que você estiver lendo isso :)

Filmes sobre transtornos alimentares

7 filmes sobre transtornos alimentares para quebrar o tabu

Transtorno alimentar é uma doença que afeta a relação com a comida e a autoimagem. Confira filmes que quebram o tabu sobre o assunto.

publicidade

publicidade

7 filmes sobre transtornos alimentares para quebrar o tabu

Transtorno alimentar é uma doença que afeta a relação com a comida e a autoimagem. Confira filmes que quebram o tabu sobre o assunto.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Filmes sobre transtornos alimentares

publicidade

publicidade

Quando se fala em transtorno alimentar é muito mais do que estar insatisfeita com a própria aparência. Afinal, a pressão estética é uma questão que atinge todos os corpos. Já o distúrbio alimentar é uma doença que afeta a relação com a comida e autoimagem. Confira 7 filmes sobre transtornos alimentares para quebrar o tabu sobre o tema!

1) “O Mínimo para Viver” (2017)

Foto de divulgação do filme O Mínimo para Viver (2017)
Foto: Divulgação/Netflix

“O Mínimo para Viver” é baseado na história real da diretora e roteirista Marti Noxon. O longa conta a trajetória de uma jovem com anorexia nervosa. Logo após ser internada em uma clínica, ela encontra um médico que inicia o tratamento e faz de tudo para que ela tenha uma vida plena. A atriz Lily Collins está no papel principal e sofreu com a mesma doença da personagem em sua adolescência.

2) “Thin” (2006)

Foto de divulgação do filme Thin (2006)
Foto: Divulgação/HBO Films

No documentário “Thin”, quatro mulheres, com idades entre 15 e 30 anos, sofrem de um mesmo problema: o transtorno alimentar. O longa acompanha a rotina de Shelly, Polly, Brittany e Alisa. Elas fazem terapia em grupo para lidar com a bulimia, a anorexia e a distorção de imagem. A fim de mostrar como a doença afeta as pessoas ao redor, o documentário traz relatos de profissionais e familiares.

3) “Anorexia – A Ilusão da Beleza” (2014)

Foto de divulgação do filme Anorexia - A Ilusão da Beleza (2014)
Foto: Divulgação/Lifetime Television

Na busca do corpo perfeito, adolescentes entram em sites que incentivam transtornos alimentares. É o caso da dançarina Hannah, em “Anorexia – A Ilusão da Beleza”. Depois de acessar um site, ela começa a parar de comer e a se exercitar cada vez mais. Assim que a família descobre o problema, inicia-se a luta para salvar a vida da jovem.

4) “Dying to Dance” (2001)

Foto de divulgação do filme Dying to Dance (2001)
Foto: Divulgação/NBC Studios

O filme “Dying to Dance”, do diretor Mark Haber, mostra como a obsessão pelo sucesso leva a sacrifícios extremos em relação à própria saúde. É o que acontece com Alyssa, que tem a chance de se tornar a primeira-bailarina da companhia. Mas a oportunidade desencadeia distúrbios alimentares, como a anorexia e a bulimia. E assim como o nome do filme sugere, ela quase morre em nome da dança.

5) “Corpo Perfeito” (1997)

Foto de divulgação do filme Corpo Perfeito (1997)
Foto: Divulgação/NBC Television

Desta vez o filme é antigo, mas ainda assim trata de questões atemporais. Em “Corpo Perfeito”, a ginasta Andie tem o sonho de disputar as Olimpíadas. No começo, ela está bem perto do objetivo, não fosse a pressão externa por conta do seu corpo. A partir daí, a jovem começa a fazer dieta, mas descobre meios alternativos para emagrecer. Pois é, ela desenvolve um transtorno alimentar.

6) “Dancing With The Devil” (2021): Demi vai além do transtorno alimentar

Foto de divulgação do filme Dancing With The Devil (2021)
Foto: Divulgação/YouTube Originals

Em uma produção mais recente, o documentário sobre Demi Lovato trata de questões que vão além de seu distúrbio alimentar. Passando pelo vício em drogas, que a levou à overdose e quase morte em 2018, abusos sexuais e outras revelações. Além disso, a cantora fala de forma aberta sobre a carreira e seus planos futuros.

7) “Embrace” (2016)

Foto de divulgação do filme Embrace (2016)
Foto: Divulgação/Transmission Films

No documentário “Embrace”, a fotógrafa australiana Taryn Brumfitt investiga o ódio ao próprio corpo. Além disso, questiona a relação de diferentes mulheres com a imagem corporal. Mas o filme não foca somente em transtornos alimentares. Na verdade, mostra mulheres que aprenderam a se amar e superar preconceitos para conquistar um corpo livre.

Filmes sobre transtornos alimentares não resolvem a questão

Por fim, deu para perceber que o transtorno alimentar pode se manifestar de diferentes maneiras, né? Contudo, vale lembrar que eles não substituem uma consulta com um terapeuta especialista no assunto. Por isso, filmes como esses ampliam a discussão e são um ponto de partida para quem está passando pelo mesmo.

Foto de capa: Divulgação / Netflix

CURTIU? COMPARTILHE AQUI

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Redação Alexandrismos

Redação Alexandrismos

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre #CorpoLivre.

publicidade