Bom dia, boa tarde, boa noite, ou seja lá a hora que você estiver lendo isso :)

Amizade tóxica: 9 sinais para ficar alerta

Amizade tóxica: 9 sinais de que você pode estar vivendo uma

Um relacionamento tóxico não se limita apenas a uma relação romântica. As amizades também podem ser tóxicas e, por isso, separamos 9 sinais para você ficar atenta!

publicidade

publicidade

Amizade tóxica: 9 sinais de que você pode estar vivendo uma

Um relacionamento tóxico não se limita apenas a uma relação romântica. As amizades também podem ser tóxicas e, por isso, separamos 9 sinais para você ficar atenta!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Amizade tóxica: 9 sinais para ficar alerta

publicidade

publicidade

Um relacionamento tóxico não se configura apenas na vida amorosa de uma pessoa. É possível ter uma relação problemática com qualquer indivíduo, incluindo amigos. Assim, muitas vezes, uma amizade tóxica também pode afetar nossas vidas sem a gente nem perceber.

No entanto, é importante conhecer os sinais de alerta comuns de que alguém não é apenas tóxico, mas prejudicial à sua saúde mental. Se alguém em sua vida corresponde aos 9 sinais de alerta a seguir, pode ser hora de reavaliar sua amizade.

1) É tudo sobre eles e seus problemas

Esteja atento a um amigo que só aparece quando as coisas estão indo bem com ele ou quando precisa de algo seu, como um conselho. Eles podem ligar para você por uma hora inteira para falar sobre os próprios problemas e, em seguida, lançar um indiferente “como vai você?”. Mas tudo isso antes de voltar imediatamente a conversa para eles mesmos.

Da mesma forma, esses amigos, muitas vezes, ficam inacessíveis quando você precisa deles. Não importa quem seja a pessoa, dar e receber apoio é fundamental para manter os relacionamentos saudáveis ​​e estáveis.

2) Eles não respeitam você e nem seus limites

O respeito mútuo é uma base necessária para um relacionamento saudável. Às vezes, a amizade tóxica considera um sinal de proximidade ignorar seus limites quando, na realidade, eles estão se aproveitando de você. Pode parecer que ele consideram muito estarem perto o suficiente de você para acessar seu tempo e coisas, mas, no final do dia, você se sente desrespeitado, não ouvido e nem cuidado.

Esteja atento a esse tipo de comportamento entre amigos. Esse amigo pode não ter más intenções, mas seu comportamento imprudente não pode ser ignorado.

3) Eles estão tentando mudar você

Embora seja importante compartilhar coisas em comum, as amizades prosperam quando duas pessoas são capazes de expressar e celebrar as diferenças uma da outra. Se você está em um relacionamento tóxico, seu amigo pode estar pedindo que você seja alguém que você não é.

Eles podem reconhecer as coisas de que você não gosta e colocá-lo em situações desconfortáveis ​​ou podem pedir que você fale, se vista ou se comporte de maneira diferente. Embora seja importante que os amigos desafiem uns aos outros com amor e encorajem uns aos outros a parar com possíveis comportamentos, torna-se prejudicial quando eles estão pressionando a comprometer seu caráter.

4) Sempre há drama na amizade tóxica

O sinal mais notável de um relacionamento tóxico é quando um indivíduo incita drama aonde quer que vá. Quando eles estão por perto, sempre há caos, seja porque estão sempre discutindo com alguém e causando problemas, ou porque coisas inacreditáveis ​​continuam acontecendo com eles. Esteja ciente do drama e não o incentive. Defenda seus amigos e deixe de lado a necessidade de dar a palavra final.

5) Você se sente desconfortável perto deles

Às vezes, você conhece e faz amizade com alguém que o deixa desconfortável – você não tem certeza do porquê, mas tem uma sensação desagradável quando está com essa pessoa. Passar um tempo com um amigo próximo deve fazer você se sentir bem, em geral. Talvez passar um tempo com um amigo em particular o deixe inquieto ou chateado.

Se você notar esse sentimento inquietante, considere dar uma olhada em si mesmo e em sua amizade. Você se sente desconfortável por falta de familiaridade ou desconfortável porque não se sente seguro? Procure outros sinais de que as coisas não estão bem antes de determinar que essa relação é tóxica.

6) A amizade tóxica é imprevisível

É muito divertido estar perto de algumas pessoas! No entanto, alguns amigos entram no território da imprevisibilidade. Embora apenas isso não indique necessariamente que alguém é tóxico, você deve estar atento para quando suas palavras e ações o fizerem sentir medo ou atacado. Talvez fiquem irritados e gritem com você por causa de pequenas coisas e agir como se nada tivesse acontecido no minuto seguinte.

Se for esse o caso, proceda com cuidado porque, se você nunca sabe como eles vão reagir, pode ter dificuldade em se sentir confortável perto deles.

7) Eles fofocam regularmente

A fofoca geralmente gera desconfiança e suspeita, especialmente se seu amigo tóxico fala constantemente sobre outras pessoas. Se você os ouvir falar mal dos outros, é fácil presumir que eles podem falar sobre você com outras pessoas e não podem confiar seus segredos.

Nada quebra a confiança em uma amizade mais rápido do que a fofoca, especialmente se for habitual. Qualquer um pode escorregar e dizer coisas que não deveriam, mas amigos tóxicos parecem gostar de espalhar segredos, mesmo
quando você lhes pede para manter as informações pessoais privadas.

8) A amizade tóxica raramente se desculpam

Todos nós erramos, mas parte do respeito aos nossos amigos é reconhecer nossos erros, pedir desculpas e se comprometer com uma mudança de comportamento. A amizade tóxica, por outro lado, tende a evitar se desculpar ou se desculpa de um jeito bem superficial quando você a critica por seu comportamento.

Essas não desculpas sugerem que seu amigo não se importa em como as ações dele afetam você. Além disso, ele constantemente te coloca para baixo. Ao contrário de outras pessoas em seu círculo de amigos, pessoas tóxicas raramente elogiam.

Na verdade, elas nunca te empolgam, nem te parabenizam por suas realizações. Em vez disso, é muito mais provável que elas te ignorem quando você estiver para baixo e raramente te façam se sentir bem consigo mesma. O resultado? Você raramente fica feliz ou relaxada perto deles e tende a se sentir sem energia.

9) Eles têm ciúmes de seus outros amigos

Um amigo tóxico terá dificuldade em compartilhar você com outros amigos e tende a ficar com muitos ciúmes quando você está com outras pessoas. Uma pessoa tóxica muda a culpa e tenta colocar uma barreira entre você e suas amizades existentes.

Vale ressaltar que ninguém é obrigado a ser amigo de ninguém. Então, se a sua amizade não vale mais a pena, avalie se não é melhor se afastar.

Foto de capa: Unsplash

CURTIU? COMPARTILHE AQUI

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Redação Alexandrismos

Redação Alexandrismos

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre #CorpoLivre.

publicidade