Bom dia, boa tarde, boa noite, ou seja lá a hora que você estiver lendo isso :)

Upcycling: o que é e quais os benefícios da tendência para a moda

Upcycling: o que é e os benefícios da tendência sustentável na moda

Upcycling é um termo que ganhou e segue ganhando força na moda, em busca de inovação e sustentabilidade. Mas você sabe o que significa?

publicidade

publicidade

Upcycling: o que é e os benefícios da tendência sustentável na moda

Upcycling é um termo que ganhou e segue ganhando força na moda, em busca de inovação e sustentabilidade. Mas você sabe o que significa?
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Upcycling: o que é e quais os benefícios da tendência para a moda

publicidade

publicidade

Se o seu conceito de sustentabilidade significa separar o lixo e fazer a reciclagem de maneira correta, está na hora de expandir essa visão. Você já ouviu falar em upcycling? O movimento nada mais é do que ressignificar peças que seriam descartadas, dando um novo sentido a elas, seja um objeto, um móvel ou roupas, de forma criativa.  

A tendência não é uma novidade, já que surgiu no começo da década de 90. Mas, nos últimos anos, segue ganhando força em prol de um desenvolvimento mais sustentável, revolucionando a indústria da moda. Quer saber mais sobre o upcycling, o que significa, seus benefícios e por que você deveria prestar atenção? Confira!

O que significa o termo upcycling afinal?

O ambientalista alemão Reine Pilz usou o termo pela primeira vez em 1994. No entanto, ele ganhou popularidade em 2002, com a publicação do livro “Cradle to cradle: rethinking the way we make things (“Cradle a cradle: criar e reciclar ilimitadamente”, no Brasil), escrito por William McDonough e Michael Braungart. Nele, a dupla apresenta teorias para questionar o sistema capitalista e repensar o futuro. 

A partir daí, o conceito de upcycling tomou força e se propagou em diferentes modelos de negócios, na tentativa de evitar o desperdício e otimizar o ciclo de vida das peças com hábitos mais sustentáveis de produção e consumo

Upcycling x reciclagem: os pontos em comum e as diferenças entre os dois

Tanto o upcycling quanto a reciclagem são práticas que visam uma produção mais sustentável. Além disso, prolongam o tempo de vida de um material que seria descartado e ficaria anos em aterros sanitários provocando poluição e lixo desnecessário. No entanto, eles não significam a mesma coisa. 

Na reciclagem, nem sempre dá para reaproveitar um material de forma integral. Por isso, são necessários processos químicos ou intervenções para transformar o lixo em algo usável. Por exemplo: o plástico vira algo novo de plástico. 

Já o upcycling reutiliza o material de uma forma diferente e criativa, seja em sua função original ou de um jeito completamente novo. Por exemplo: uma jaqueta jeans vira uma camisa jeans. A peça é reutilizada e reaproveitada com criatividade. 

Quais são os benefícios do upcycling?

Adotar medidas mais sustentáveis no dia a dia, em um mundo em que as mudanças climáticas, a crise hídrica e o consumo desenfreado afetam o meio ambiente e os seres humanos, já é uma vantagem em si. Por isso, vale dar uma chance para o upcycling e aderir à tendência. 

Além de reduzir a quantidade de lixo que vai parar em aterros sanitários sem necessidade, o upcycling também diminui a extração de matéria-prima usada para produzir novos produtos. Outro benefício do upcycling é reduzir o consumo de água e energia, o que também afeta os custos de produção, tornando o produto mais rentável. E mais: é uma oportunidade para a transformação de diferentes setores, incluindo a moda, até porque a criação de novas roupas com materiais velhos é uma super tendência que vem daí. 

Oportunidade de negócio e mudança na indústria da moda

Um levantamento feito pela instituição britânica Ellen MacArthur Foundation, que promove a economia circular, mostra que todos os anos a indústria global da moda produz cerca de 53 milhões de toneladas de fibras têxteis e 70% dessa produção acaba em aterros sanitários. Chocante, não é? Por isso, o upcycling não deixa de ser uma oportunidade para mudanças na indústria. 

Algumas marcas – muitas grifes consagradas inclusive, como Miu Miu –  já estão fazendo esse movimento e apostam em uma moda mais criativa e sustentável, alinhada com as novas tendências. O reaproveitamento de peças também é mais inclusivo, visto que pessoas gordas e com corpos fora do padrão, por exemplo, não encontram essas peças com facilidade. O upcycling, nesse caso, se torna um aliado ao criar roupas e acessórios que contemplam a diversidade. Vale a pena ficar de olho! 

Foto de capa: Unsplash

CURTIU? COMPARTILHE AQUI

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Redação Alexandrismos

Redação Alexandrismos

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre #CorpoLivre.

publicidade