Bom dia, boa tarde, boa noite, ou seja lá a hora que você estiver lendo isso :)

Sustentabilidade: entenda mais sobre o conceito

Sustentabilidade: o que é, quais são os tipos e como ser mais sustentável

Muito se fala sobre sustentabilidade, mas muita gente não sabe o que significa. Entenda o conceito e saiba como ser mais sustentável na prática!

publicidade

publicidade

Sustentabilidade: o que é, quais são os tipos e como ser mais sustentável

Muito se fala sobre sustentabilidade, mas muita gente não sabe o que significa. Entenda o conceito e saiba como ser mais sustentável na prática!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Sustentabilidade: entenda mais sobre o conceito

publicidade

publicidade

Muito se fala sobre sustentabilidade, de cuidar dos recursos naturais, mas o conceito ainda parece muito distante. Muitas pessoas nem sabem como ser mais sustentável no dia a dia, o que não significa somente saber separar o lixo. 

A sustentabilidade está presente em diferentes esferas da vida e é fundamental para direcionar a relação entre pessoas, consumo e o meio ambiente. Você também se sente perdida sobre o estilo de vida mais sustentável? Saiba mais!

O que é e para que serve a sustentabilidade?

O termo sustentabilidade é derivado do latim e, em seu sentido mais literal, significa “sustentar, apoiar, conservar, manter”. Assim, de forma mais prática, a sustentabilidade engloba um conjunto de ações feitas no presente sem prejudicar as gerações futuras. Por isso, quando se fala que algo é sustentável, significa que ele tem condições de ser feito no presente e se manter a longo prazo, sem prejuízos.

Esses conceitos começaram a ser difundidos em 1972, na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, também conhecida como Conferência de Estocolmo. O evento, realizado na Suécia, foi a primeira conferência da ONU sobre meio ambiente. Desde então, começou a se discutir a importância da preservação e de um desenvolvimento com menos impactos ecológicos, sociais e ambientais. 

Existem diferentes tipos: social, ambiental e econômica

É comum falar em sustentabilidade e logo associar o conceito às questões ambientais. Mas ela vai além de economizar água e preservar árvores. De maneira sucinta, a sustentabilidade se baseia em três pilares: meio ambiente, sociedade e economia. 

A sustentabilidade ambiental está na preservação e na manutenção dos recursos naturais disponíveis no meio ambiente. É quando a sociedade usa de forma racional os elementos necessários para suprir suas necessidades, como água e alimentos, sem prejuízos à natureza a curto e longo prazo. 

O conceito também está relacionado à vida em sociedade. Por isso, a sustentabilidade social tem a ver com as práticas e ações feitas em comunidade para garantir o acesso mais igualitário a serviços e recursos. Assim, todos podem ter mais bem-estar tanto no presente quanto no futuro. 

Já a sustentabilidade econômica tem a ver com a busca por um desenvolvimento mais sustentável em toda a cadeia de produção de bens. No entanto, o grande desafio das grandes empresas está na busca de um modelo que seja economicamente viável. Para isso, tem que considerar os recursos disponíveis e amenizar possíveis impactos no âmbito ecológico e social. 

Por que você deveria adotar um estilo de vida mais sustentável?

Além dos três principais pilares, a sustentabilidade também se desdobra em outras esferas. Elas são necessárias para a construção de um planeta mais justo e possível. Por isso, pequenas atitudes do dia a dia também fazem diferença e é uma forma de utilizar esses conceitos na prática. 

Separar o lixo para que ele possa ser reciclado e reutilizado é um começo. Porém, antes de descartar coisas, que tal repensar o seu consumo? Comprar menos roupa e usar seus produtos de beleza antes de repor o estoque é uma forma de autoconhecimento e cuidado com você e os outros. Economizar luz e água também ajuda a prolongar o ciclo dos recursos naturais sem que a geração futura passe por escassez. Ressignificar é um caminho para um estilo de vida mais sustentável que merece atenção! 

Foto de capa: Pexels

CURTIU? COMPARTILHE AQUI

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Redação Alexandrismos

Redação Alexandrismos

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre #CorpoLivre.

publicidade