Siga o Corpo Livre

Viver

Piadas e expressões gordofóbicas para não repetir mais no Natal

No Natal, não faltam piadas e expressões gordofóbicas para criticar o outro ou o próprio corpo. Que tal não repetir esse comportamento a partir deste ano?

Publicado

on

Piadas e expressões gordofóbicas no Natal

O Natal é um feriado religioso, mas também é dia de distribuir afetos, colocar um look diferente e comer comidas típicas da data, que nem sempre comemos ao longo do ano. No entanto, muita gente ainda reproduz nas redes sociais piadas e expressões gordofóbicas. Desde uma foto mostrando a barriga mais estufada depois da ceia, pessoas se sentindo culpadas por comer e comentários sobre pessoas gordas. Vamos interromper essa corrente?

Meme “antes e depois da ceia” é gordofóbico

Uma das mais piadas gordofóbicas mais reproduzidas é a “antes e depois da ceia”. Na web, internautas costumam criar o meme com uma foto de uma pessoa magra para representar o “antes” e, em seguida, a imagem de um corpo gordo, como se fosse o “depois”.

No entanto, a verdade é que comer em um dia além do que estamos acostumados durante o ano não vai transformar o corpo de ninguém. Além disso, já passou da hora de associar comida a pessoas gordas.

“Esse terrorismo alimentar acaba com a saúde mental”

Em seu Instagram, o influenciador Caio Revela fez uma montagem de fotos em 2018 para mostrar que sua aparência se manteve a mesma antes e depois da ceia de Natal. “Você não vai engordar 87 kg de hoje para amanhã. Todo esse terrorismo alimentar que as pessoas chamam de ‘fazer gordice’ acaba com a nossa saúde mental. Comida une pessoas, comida é cultura, é ou deveria ser algo simples”, disse na época.

No Natal do ano anterior, a ativista e influenciadora Alexandra Gurgel foi alvo de uma piada gordofóbica feita por Danilo Gentili no Twitter. Isso porque o apresentador compartilhou uma foto dela de lingerie e disse ter “comido mais que essa mina”.

“Hoje em dia fazer piada com gordo, negro, gay, mulher não é mais engraçado. Você não tira mais riso disso. O mundo para quem é minoria já é chato há muito tempo. Nunca foi divertido sofrer preconceito. Nunca foi legal ser marginalizado. [..] Ser expulso de casa, ser maltratado, ser visto como doente, ser visto como desprezível. Nunca foi divertido para a gente”, rebateu Alexandra.

Piadas e expressões gordofóbicas para não falar no Natal

Além disso, existem expressões gordofóbicas para cortar do vocabulário já durante o período natalino.

“Bonita de rosto”: se você já ouviu essa frase, certamente ela veio acompanhada de “só precisa emagrecer um pouquinho”. Porém, o que se acredita que seja um elogio está carregado de preconceito.

“Você não é gorda, é fofinha”: chega de eufemismos para se referir a pessoas gordas! Normalizem o uso da palavra, pois gorda/gordo não é xingamento e tão pouco uma ofensa.

“Já está comendo de olho gordo”: infelizmente, o corpo gordo está associado a coisas ruins. Neste caso, essa expressão bastante gordofóbica é para frear quando se acredita que alguém está comendo além “do que deveria”.

“Quanta gordice”: o corpo gordo não está sempre relacionado à forma como a pessoa se alimenta. Além disso, o termo “gordice” para um prato de comida cria a ideia de que pessoas gordas não consomem alimentos saudáveis.

“Também, com seu tamanho”: essa expressão é bem cruel e pessoas gordas já tiveram que lidar com esses tipos de comentários em restaurantes, cinemas e até mesmo indo viajar de avião por conta dos assentos.

É preciso acabar com a fobia contra o corpo gordo. É através de comportamentos preconceituosos que atitudes não saudáveis em relação à aparência física do outro são perpetuados. Por isso, que tal aproveitar o Natal para deixar as piadas gordofóbicas de lado e simplesmente curtir a ceia com as pessoas que a gente ama?

Foto de capa: Pexels

Redação Corpo Livre

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre Corpo Livre!

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre Corpo Livre!

MAIS LIDAS

Copyright © 2023 Corpo Livre - Todos os direitos reservados.