Bom dia, boa tarde, boa noite, ou seja lá a hora que você estiver lendo isso :)

Truques de beleza da internet: o que você precisa saber?

O que você precisa saber antes de seguir os truques de beleza da internet

Com as redes sociais, ficou mais fácil saber qual é o truque de beleza do momento. Mas é preciso atenção ao reproduzir o que viraliza na internet.

publicidade

publicidade

O que você precisa saber antes de seguir os truques de beleza da internet

Com as redes sociais, ficou mais fácil saber qual é o truque de beleza do momento. Mas é preciso atenção ao reproduzir o que viraliza na internet.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Truques de beleza da internet: o que você precisa saber?

publicidade

publicidade

Nos dias de hoje, você não precisa ficar aguardando a próxima edição de uma revista para saber quais são os truques de beleza da vez e o que irá bombar nas próximas estações. Isso porque, com o alcance das redes sociais, está cada vez mais rápido saber a dica do momento a poucas rolagens de dedo no seu feed. 

Não que isso seja ruim! O mundo mudou bastante e as tecnologias estão cada vez mais evoluídas, facilitando a rotina em muitos setores – inclusive moda e beleza. Porém, é nocivo somente consumir e reproduzir as trends do dia sem ao menos se questionar se elas fazem sentido para você.

Não só isso: essa reprodução indiscriminada de truques de beleza pode provocar riscos à saúde. Bora saber mais sobre o que está por trás dessas trends?

Modelo de 21 anos fica cega e com cicatrizes ao testar “truque de beleza” da internet

Um caso que alerta sobre os perigos de seguir receitas da internet é o da modelo australiana Tilly Whitfield, de 21 anos. A jovem, que também é ex-participante do Big Brother da Austrália, perfurou o rosto em casa com agulha e tinta para conseguir sardas temporárias, como ensinavam em uma rede social. Tinha tudo para dar errado – e deu mesmo!

O resultado: Tilly teve uma reação dermatológica grave que a deixou temporariamente cega e cheia de cicatrizes profundas no rosto, por conta dos altos níveis de chumbo do produto. Ainda que a tinta não oferecesse perigo evidente, não dá para largar a mão do senso crítico na hora de reproduzir uma técnica viralizada em rede social. 

Os truques de beleza podem provocar alergias, irritações e outros problemas

Claro que nem todo truque de beleza vai ter um passo a passo que inclua micro perfurações no rosto. Algumas dicas são simples e muito fáceis de fazer, como receitas caseiras com alimentos e especiarias para cabelos, pele e unhas. Essas receitas, inclusive, nem sempre são novidades, já que uma geração de avós e mães também usava produtos naturais para se cuidar.

No entanto, não é porque são mais fáceis que você deva fazer sem prestar atenção. A pele, por exemplo, é o maior órgão do corpo e porta de entrada para alergias, irritações, entre outros incômodos. Usar algum produto nos olhos, sem saber a procedência e os riscos, também pode provocar reações indesejadas. No mais, mesmo que não cause nenhum problema, existe o desperdício se você não gostar. Vale redobrar os cuidados, por via das dúvidas.  

Produtos sem prescrição devem ser usados com muita cautela

Se é bom então usar produtos industrializados ou naturais que tenham sido testados primeiro, pode seguir aquela dica da blogueira famosa que disse que a pele ficou perfeita depois de usar o sabonete de determinada marca? Depende! Isso porque cada pessoa tem a sua individualidade e não é porque funcionou com uma pessoa que vai funcionar com todo mundo.

Nesse caso, se você tem alguma questão com a pele, o cabelo ou qualquer outra parte do corpo, consulte um profissional capacitado. É ele que vai poder te indicar a melhor opção para a sua necessidade. Talvez a dica da blogueira seja a melhor pedida e também deixe a sua pele incrível. Porém, pode ser que ela não funcione para o que você deseja e cause reações.

Atenção máxima aos truques de beleza que prometem ‘milagres’

Por mais simples que as dicas e os truques de beleza pareçam na internet, na vida real o que existe é dedicação, investimento, esforço, dinheiro, tempo, estilo de vida e mais um monte de fatores para cuidar do corpo e da saúde. Por isso, desconfie de tudo que prometa ‘milagres’ em poucos dias, considerando que quem está do outro lado não faz ideia de quem você é. 

Embora as tecnologias estejam avançadas e as redes sociais mudem a dinâmica entre as pessoas, existe um outro lado de muita comparação e algoritmos que interferem no que é real e no que é virtual. E isso se aplica às dicas de beleza que são compartilhadas pela web. A que mais funciona: usar o filtro do senso crítico e do autoconhecimento para saber o que você realmente quer, precisa e pode fazer. 

Foto de capa: Pexels

CURTIU? COMPARTILHE AQUI

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Redação Alexandrismos

Redação Alexandrismos

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre #CorpoLivre.

publicidade