Viver
O legado de Virgil Abloh: uma trajetória inspiradora na moda e mais!
Fundador da Off-White, Virgil Abloh foi o primeiro homem negro à frente de uma marca de luxo e uma inspiração no universo fashion, artístico e cultural. Veja trajetória!

Diretor artístico da Louis Vuitton e fundador da Off-White, Virgil Abloh morreu, aos 41 anos. Sua morte foi causada após uma batalha silenciosa contra uma forma rara e agressiva de câncer. De acordo com a família, o designer foi diagnosticado em 2019 com angiossarcoma cardíaco, um tumor das pilhas endothelial do coração. A notícia do falecimento foi confirmada no último fim de semana.
“Estamos devastados em anunciar o falecimento de um pai, marido, filho, irmão e amigo fervorosamente devotado. Ele optou por enfrentar sua batalha em particular, passando por vários tratamentos desafiadores, enquanto dirigia várias instituições importantes que abrangem moda, arte e cultura”, disse a família.
A morte de Virgil Abloh gerou muita comoção e tristeza no universo fashion e nas redes sociais. Isso porque o designer era considerado um gênio por sua contribuição na moda, na música, no design e nas artes. Além disso, seu trabalho cruzou diferentes campos criativos. Vamos relembrar um pouco a sua trajetória?
Virgil Abloh combateu xenofobia e promoveu ações contra racismo
Nascido em Chicago e filho de pais imigrantes de Gana, Virgil Abloh levou a cultura urbana ao topo do mercado de luxo quando fundou a Off-White, em 2013. Além disso, ele combateu o crescimento da xenofobia contra imigrantes nos Estados Unidos e promoveu um leilão que arrecadou cerca de R$ 1 milhão para o movimento Black Lives Matter durante a repercussão do assassinato de George Floyd.
Quando o assunto são suas coleções, Abloh uniu os mundos do streetwear e da alta-costura e trouxe os modelos mais variáveis, desde saias de tule maciças, moletons desconstruídos e blusões descolados. Além disso, desenhou o vestido de noiva da modelo Hailey Bieber, no casamento dela com Justin Bieber.
União com Kanye West rendeu indicação ao Grammy
Antes que se destacasse por conta própria, Virgil Abloh foi diretor criativo de Kanye West. Os dois solidificaram sua parceria com o álbum “Watch The Throne”, que posteriormente rendeu a ele uma indicação ao Grammy por seu trabalho de design de álbum.
Eles ainda trabalharam em vários outros projetos ao longo dos anos, incluindo um estágio na Fendi. Dessa forma, isso provaria ser um fator para a nomeação dele para uma proeminente na grife. Além disso, seu trabalho para Kanye West lhe rendeu força para construir sua marca, Off-White, que, na verdade, geraria parcerias com muitos, como por exemplo a Nike e Champion.
Virgil Abloh foi o primeiro designer negro à frente da Louis Vuitton
A missão de Virgil Abloh na arte era abrir portas para outras pessoas. A intenção do designer sempre foi criar caminhos para a igualdade, assim como mostrar sua ética de trabalho, curiosidade infinita e otimismo. Assim, em 2018, foi escolhido para ser o diretor artístico da moda masculina da Louis Vuitton, tornando-se o primeiro designer negro a ser nomeado para o papel.
Ao entrar para o time da marca, Virgil Abloh disse que a herança e a integridade criativa da casa eram as principais inspirações e que seus planos eram fazer referência a ambas enquanto traçava paralelos com os tempos modernos. Ele desenhou sobre mensagem de inclusão e fluidez de gênero, assim como colocou temas como identidade racial em seus desfiles com apresentações recheadas de poesias.
Virgil Abloh merece uma trajetória perpetuada
Foram os múltiplos talentos de Virgil que o tornaram uma figura tão inovadora e revolucionária. Um dos designers mais influentes da indústria da moda, ele também foi DJ, artista plástico, formado em engenharia civil e arquitetura. Por isso, ele conhecia o poder de combinar diferentes caminhos ou diferentes setores para criar coisas novas.
Virgil transformou a moda e muito é esperado que sua trajetória seja perpetuada, mantendo a integração de diferentes comunidades e a união pelo mundo da fashionista. “‘Tudo o que faço é pela versão de mim mesmo aos 17 anos’”, disse o designer em entrevista. A gente acredita que seu eu mais jovem esteja orgulhoso desse legado.
Foto de capa: Reprodução/Instagram @virgilabloh
-
Viver2 meses ago
7 filmes sobre transtornos alimentares para quebrar o tabu
-
Corpo2 meses ago
Quem é “padrãozinho”? A pessoa padrão também sofre?
-
Viver2 meses ago
Raiz de algodão: o que é e como cuidar desse tipo de fio
-
Mundo2 meses ago
Explante de silicone: 8 mulheres que fizeram e seus depoimentos
-
Corpo2 meses ago
‘Magrofobia’: existe preconceito contra pessoas magras?
-
Viver2 meses ago
7 famosas que fizeram mastectomia para combater câncer de mama
-
Mundo2 meses ago
6 influenciadores com deficiência que você precisa conhecer e seguir!
-
Mundo2 meses ago
‘Beleza interior’: seria uma desculpa para te chamar de feia?