Bom dia, boa tarde, boa noite, ou seja lá a hora que você estiver lendo isso :)

MJ Rodriguez se consagra a 1ª atriz trans a ganhar um Globo de Ouro

MJ Rodriguez é a 1ª atriz trans a ganhar um Globo de Ouro

MJ Rodriguez encoraja artistas LGBTQIA+ e outras minorias a correrem atrás de seus objetivos após ganhar Globo de Ouro: "A porta está aberta, agora mirem nas estrelas".

publicidade

publicidade

MJ Rodriguez é a 1ª atriz trans a ganhar um Globo de Ouro

MJ Rodriguez encoraja artistas LGBTQIA+ e outras minorias a correrem atrás de seus objetivos após ganhar Globo de Ouro: "A porta está aberta, agora mirem nas estrelas".
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
MJ Rodriguez se consagra a 1ª atriz trans a ganhar um Globo de Ouro

publicidade

publicidade

MJ Rodriguez é a primeira atriz trans a ganhar um Globo de Ouro na história da premiação. Na noite deste domingo (09), a artista se consagrou como Melhor Atriz em Série de Drama por sua performance como a personagem Blanca Evangelista, na terceira temporada de “Pose”. Sendo assim, o momento também marcou a estreia da série como vencedora de uma categoria pela importante cerimônia.

“Uma mulher negra e latina pode vencer”, celebrou MJ Rodriguez

Como MJ Rodriguez não pôde fazer um discurso no palco do Globo de Ouro por conta das polêmicas envolvendo a premiação, ela, então, comemorou a vitória pelas redes sociais: “Obrigada. Essa é uma porta que se abre para mim e para muitos outros jovens cheios de talento. É possível. Eles verão que uma jovem mulher negra e latina de Newark, em Nova Jersey, que tinha o sonho de mudar a cabeça das pessoas, pode vencer”.

Em seguida, MJ Rodriguez incentivou que o público LGBTQIA+ persista em seus sonhos. “Para os meus bebês, nós estamos aqui. A porta está aberta, agora mirem nas estrelas”, acrescentou. Por fim, ela mandou mensagem às concorrentes do prêmio, incluindo Jennifer Aniston e Elisabeth Moss. “Para todas as indicadas, somos Rainhas. Estou muito feliz em dividir esse espaço. Cada uma de vocês é fenomenal”.

Vitória da atriz é um marco para comunidade LGBTQIA+

Sobretudo, o sucesso de MJ Rodriguez no Golden Globes é particularmente importante considerando a falta de representação trans na tela. Isso porque o relatório anual Where We Are On TV da GLAAD (Gay & Lesbian Alliance Against Defamation) rastreia a presença da comunidade LGBTQIA+ na TV dos EUA. Mas, analisando a temporada de televisão 2020-2021, encontrou um regresso ano a ano no número de personagens transgêneros.

Dos 360 personagens recorrentes em programas de horário nobre, à cabo e streaming, apenas 29 são trans, sendo quatro deles são do programa “Pose”, de Rodriguez. A série encerrou sua temporada final em 2021, o que significa que, a menos que novos programas apareçam, poderemos ver uma queda mais à frente pelos dados.

Nick Adams, diretor de representação transgênero da GLAAD, disse que “ainda há espaço para melhorias” na representação trans na tela. Principalmente porque “alguns programas continuam a escalar atores cisgêneros para interpretar papéis trans e isso deve parar; ser transgênero não é um traje.

Entenda a importância da vitória de MJ Rodriguez

Além disso, vale lembrar MJ Rodriguez não está apenas representando mulheres trans e negras na telinha. Da mesma forma, mostra que é possível para as comunidades marginalizadas e, esperamos, que se abra caminhos para uma melhor representação no futuro.

Em uma época em que a violência contra pessoas trans é um problema – de acordo com o relatório de Stonewall de 2017, duas em cada cinco pessoas trans sofreram um crime de ódio ou incidente por causa de sua identidade de gênero nos últimos 12 meses – figuras públicas positivas como MJ Rodriguez são extremamente poderoso e impactante. Quem sabe quantas pessoas serão fortalecidas por sua vitória no Globo de Ouro?

Foto de capa: Reprodução Instagram @mjrodriguez7 / @harryeelman

CURTIU? COMPARTILHE AQUI

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Redação Alexandrismos

Redação Alexandrismos

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre #CorpoLivre.

publicidade