Bom dia, boa tarde, boa noite, ou seja lá a hora que você estiver lendo isso :)

Marieta Severo sobre etarismo: “A tendência da sociedade é silenciar”

Em seu papel na novela "Um Lugar ao Sol", Marieta Severo, de 75 anos, abordou questões como etarismo, machismo e mais temas importantes.

publicidade

publicidade

Marieta Severo sobre etarismo: “A tendência da sociedade é silenciar”

Em seu papel na novela "Um Lugar ao Sol", Marieta Severo, de 75 anos, abordou questões como etarismo, machismo e mais temas importantes.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Marieta Severo sobre etarismo: “A tendência da sociedade é silenciar"

publicidade

publicidade

Marieta Severo comentou sobre as importantes bandeiras levantadas através da complexidade de sua personagem na novela “Um Lugar ao Sol”, da TV Globo. De acordo com a atriz, a Dona Noca tem abordado de maneira clara alguns dos principais problemas atuais da sociedade, como a desigualdade social, machismo e etarismo.

Marieta Severo fala sobre personagem marcante na novela das 21h

“A vó Noca é uma sobrevivente, uma mulher que tem uma sombra na vida. Ela é uma sobrevivente do machismo, da falta de oportunidades e, apesar de ter essa sombra do passado, Noca é extremamente solar. Ela tem a sabedoria da vida. Embora seja uma mulher com pouquíssimo grau de instrução, é extremamente sábia. Ela compreende o outro pelo coração e tem grande empatia”, exaltou Marieta Severo.

Além disso, o papel de Marieta Severo na trama abordou o preconceito baseado na idade da pessoa: “A tendência da sociedade é silenciar, não dar tanto valor ao que essas avós têm a dizer. É muito sábio que a Lícia [autora] tenha aberto esse espaço e dado voz à importância do que pessoas nessa faixa etária, a da velhice, têm a dizer e valorizar isso. As sociedades primitivas valorizavam a sabedoria dos mais velhos, aquele conhecimento que vai passando de geração para geração”.

“Decidi deixar o cabelo branco por causa da vó Noca”

Falando em etarismo, Marieta Severo precisou mudar o visual para estrelar “Um Lugar ao Sol”. Por isso, no papel de vó, ela surpreendeu ao surgir nas redes sociais com os fios completamente grisalhos.

“Os cabelos da gente acabam sendo em função dos personagens. Queríamos que a vó Noca tivesse branco. Meu cabelo não resiste a clarear. Tudo, na vida da gente, é pensado em função do personagem. Decidi deixar o cabelo branco por causa da vô Noca. Não sei o que virá depois. Se tiver que pintar de roxo, eu pinto. Mas estou amando deixá-lo branco. É muito confortável. Na peça Noites de Alface, também apareci de cabelo branco, mas naquela época eu ainda não tinha cabelo branco, não. Ali, eu usava peruca”, explicou Marieta Severo à “Quem”.

De acordo com Marieta Severo, é essencial que as produções de TV retratem de forma fiel as desigualdades do país.

“Hoje em dia, é mais difícil a gente ter uma novela que não retrate as diferenças sociais. Em questão de assédio sexual, caminhamos muito nesses 20 anos, assim como o racismo, as causas femininas. Vinte anos depois a gente tem uma maior consciência do nosso passo país, mas nunca imaginei que chegaríamos a esse tipo de governo”, criticou Marieta Severo.

Marieta Severo busca diversidade em seus papéis: “Aprisionada a nada”

Marieta Severo está atuando na TV há mais de 50 anos. Nesse meio tempo, a artista sempre procurou investir na diversidade ao aceitar seus papéis.

Por fim, ela afirma que não se sente “aprisionada a nada”. “No caso da Noca, há a riqueza da vida cotidiana, ela está fora das esferas de poder, diferentemente da Fanny, de Verdades Secretas, e da Sophia, de O Outro Lado do Paraíso, que eram mulheres que circulavam em uma outra esfera da sociedade, trafegavam pelo setor da elite brasileira. Gosto de personagens com conflito, independentemente da classe social, se é rico ou pobre. Gosto de personagens que tenham boas histórias a contar. Não me sinto aprisionada a nada, não”, declarou.

Foto de capa: reprodução / Gshow / TV Globo

CURTIU? COMPARTILHE AQUI

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Redação Alexandrismos

Redação Alexandrismos

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre #CorpoLivre.

publicidade