Bom dia, boa tarde, boa noite, ou seja lá a hora que você estiver lendo isso :)

Lipo LAD: os perigos da cirurgia plástica

Lipo LAD: os perigos da cirurgia plástica que ganhou as famosas

A lipo LAD ou HD se popularizou entre as famosas e acendeu o desejo pela técnica que deixa a barriga definida. Mas quais são os perigos da cirurgia?

publicidade

publicidade

Lipo LAD: os perigos da cirurgia plástica que ganhou as famosas

A lipo LAD ou HD se popularizou entre as famosas e acendeu o desejo pela técnica que deixa a barriga definida. Mas quais são os perigos da cirurgia?
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Lipo LAD: os perigos da cirurgia plástica

publicidade

publicidade

Você rolou seu feed no Instagram e deu de cara com um antes e depois de barrigas definidas cirurgicamente? Diferentemente das lipoaspirações comuns, a queridinha do momento remove camadas superficiais de gordura e desenha a musculatura para aparentar um tônus muscular. O nome da técnica é Lipo LAD (Lipo de Alta Definição) ou Lipo HD (do inglês, High Definition).

O boom da Lipo LAD e como ela se popularizou na internet

Em junho de 2021, Sarah Andrade mostrou para seus mais de 8 milhões de seguidores o resultado da sua lipo LAD. A ex-BBB fez ainda um implante de silicone nos seios e lipoenxertia glútea (aplicação de gordura do próprio corpo no bumbum). Na casa mais vigiada do Brasil, a participante Viih Tube também tinha o abdômen desenhado pela mesma técnica.

Além disso, Ludmilla, Virgínia Fonseca, Brunna Gonçalves, Flayslane e outras celebridades levaram a cirurgia de lipo LAD para suas redes sociais e também despertaram no público o desejo pela barriga esculpida. No entanto, o procedimento já tinha até aparecido na televisão.

Em dezembro de 2020, o programa Superpop, apresentado por Luciana Gimenez na Rede TV, trouxe ao vivo o médico Ronaldo Soares, que realizou a técnica da lipo LAD em um frango. De acordo com o profissional, a cânula termoguiada derrete a gordura e retrai a pele, e ele mostrou os efeitos na galinha, em rede nacional. 

Apesar da popularidade, a técnica não é tão simples assim. Ao ver as fotos dos abdômens desenhados a laser, a impressão é que deve ser tranquilo, como um procedimento não-invasivo. No entanto, nem todas as pessoas podem fazer. E mais: o procedimento, assim como outra cirurgia plástica, apresenta restrições.

Segundo o Dr. Pedro Lozano, cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, “ela não é indicada para pessoas que têm o índice de massa corporal (IMC) maior que 30, o que seria considerado obesidade grau I”, disse em entrevista à Capricho. Ele completa: “Com a alta da procura, pessoas que não praticam atividade física decidiram fazer [o procedimento] e agora estão surgindo um número de casos enorme de complicações”.

Complicações que podem levar à morte por conta da lipo LAD

Liliane Amorim era uma influenciadora que decidiu fazer a lipo LAD. A jovem de 26 anos morreu em janeiro de 2021, dias depois da cirurgia, por uma perfuração no intestino. De acordo com o laudo, foi confirmado erro médico. O (M)Dados, núcleo de Jornalismo de Dados do portal Metrópoles, publicou um levantamento com base em dados da ISAPS. De acordo com a publicação, desde 2010, em média, 217.481 brasileiros fazem lipoaspiração a cada 365 dias. São 596 a cada 24 horas. A cada 2 minutos e meio, uma pessoa é lipoaspirada no país. 

No mesmo período da morte de Liliane, a influenciadora maranhense Thaynara OG falou que também fez lipo LAD e foi parar no CTI por complicações. Em entrevista ao Verão da Xanda, ela contou ter tido medo de morrer e questionou o motivo de tudo aquilo. 

Busque referências confiáveis se decidir fazer uma lipoaspiração na barriga

Assim como qualquer cuidado com a sua saúde, certifique-se que tudo que envolva sua decisão está de acordo com seus valores. Pesquise médicos credenciados, clínicas e redes hospitalares com referências seguras. Também tenha em vista que seu corpo é sua forma de estar no mundo. Por isso, se informe e cuide dele com respeito e amor-próprio!

Foto de capa: Unsplash

CURTIU? COMPARTILHE AQUI

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Redação Alexandrismos

Redação Alexandrismos

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre #CorpoLivre.

publicidade