Bom dia, boa tarde, boa noite, ou seja lá a hora que você estiver lendo isso :)

Lingerie e diversidade: como a moda está se reiventando com as peças íntimas?

Lingerie e diversidade: como a moda underwear está se reinventando

Com os desfiles da Rihanna e mudanças na Victoria's Secret, dá para notar que a diversidade também é importante quando falamos de lingerie.

publicidade

publicidade

Lingerie e diversidade: como a moda underwear está se reinventando

Com os desfiles da Rihanna e mudanças na Victoria's Secret, dá para notar que a diversidade também é importante quando falamos de lingerie.
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Lingerie e diversidade: como a moda está se reiventando com as peças íntimas?

publicidade

publicidade

Falar em lingerie e diversidade de corpos parece contraditório. Isso porque, quando pensamos nas tradicionais propagandas de peças íntimas e quem está vestindo, logo surgem à mente os mesmos tipos de pessoa. Você também pensou em pessoas brancas, com barriga “tanquinho”, bumbum arrebitado e nenhum tipo de marcas ou manchas?

A realidade fora das telas não é bem essa. Existe uma diversidade de corpos além do padrão que também usa lingerie, mas que não se sente representada nem pela mídia e nem pelas marcas. Felizmente, o mercado de moda underwear está se reinventando para se tornar mais inclusivo e diverso.

O fim das ‘angels’ e do desfile da Victoria’s Secret mostra novos caminhos da marca

Não era segredo nenhum que a famosa marca de lingerie tinha um casting específico para apresentar as coleções. Gisele Bündchen, Adriana Lima, Alessandra Ambrosio, Candice Swanepoel, Heidi Klum, Tyra Banks, Behati Prinsloo e Kendall Jenner são só alguns nomes que já desfilaram pela Victoria ‘s Secret. 

No entanto, apesar de todo o imaginário criado pelas peças e pelos corpos das modelos ao longo dos anos, os novos tempos abalaram as asas e as estruturas da marca americana. Com um desempenho abaixo do esperado, polêmicas de assédio e as constantes acusações de machismo e gordofobia, a Victoria ‘s Secret pôs fim às angels e ao tradicional desfile anual. 

Além disso, em 2021, anunciou a criação de um comitê com diferentes porta-vozes, para trazer mais diversidade e novas estratégias à marca de lingerie. Entre elas, a jogadora Megan Rapinoe, a atriz Priyanka Chopra Jonas e a modelo transgênero brasileira Valentina Sampaio.

Savage x Fenty dá show de diversidade: Rihanna prova que lingerie é para todo mundo!

Ela pode não estar produzindo um novo álbum, mas novidade é o que não falta quando o assunto é Rihanna. Desde que a cantora criou sua marca, que já conta com roupas, maquiagem e perfume, a indústria da moda e da beleza foram impactados pela genialidade e pela visão criativa da artista. 

No entanto, a comoção foi total quando ela entrou com tudo na moda underwear e provou que lingerie é para todo mundo. Ao contrário da Victoria’s Secret, a Savage x Fenty abriu espaço para que pessoas gordas, negras, latinas, com deficiência, com celulite, com estrias, com vitiligo e mais uma infinidade de corpos reais se sentissem confortáveis e muito sensuais na própria pele – e com lingeries belíssimas!

Beleza aliada a conforto, funcionalidade e diversidade na lingerie

Ainda que nem todo mundo possa ou queira adquirir uma legítima calcinha Savage x Fenty, a marca da Rihanna também levanta uma outra questão, além da representatividade. Será que toda a lingerie precisa mesmo ser sexy, colorida, cheia de rendas e tecidos transparentes? 

Não, não precisa. Mas uma olhada rápida pelas vitrines e dificilmente você vai encontrar peças desse tipo para pessoas gordas maiores, por exemplo. Pelo contrário: quase sempre a opção são calcinhas e sutiãs sem cor e sem graça. Por isso, marcas gringas e nacionais já estão se movimentando para aliar conforto, funcionalidade e beleza. O básico também pode ser bonito e inclusivo.  

Foto de capa: Pexels

CURTIU? COMPARTILHE AQUI

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Redação Alexandrismos

Redação Alexandrismos

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre #CorpoLivre.

publicidade