Bom dia, boa tarde, boa noite, ou seja lá a hora que você estiver lendo isso :)

Frases de beleza que você já ouviu, mas não precisa seguir

Frases de beleza que você já ouviu, mas não é obrigada a seguir

Todo mundo já ouviu ou já deu alguma dica de beleza. No entanto, essas frases não devem se transformar em regras a serem seguidas. Veja os exemplos mais comuns!

publicidade

publicidade

Frases de beleza que você já ouviu, mas não é obrigada a seguir

Todo mundo já ouviu ou já deu alguma dica de beleza. No entanto, essas frases não devem se transformar em regras a serem seguidas. Veja os exemplos mais comuns!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Frases de beleza que você já ouviu, mas não precisa seguir

publicidade

publicidade

Seja sobre o corte de cabelo, o batom que você usa ou ainda os cuidados com a pele, o que não falta por aí são dicas de beleza. Até aí tudo bem, não existe nenhum problema em querer se sentir mais bonita e usar recursos para isso. O problema é quando essas frases de beleza se transformam em regras absolutas, em um ideal estético a ser seguido por todas, um padrão.

Quem questiona ou simplesmente nem segue esse manual acaba sofrendo preconceitos, o que pode afetar diretamente a autoestima. Mas a beleza pode ser mais livre e você não precisa fazer algo se não fizer sentido para você. Confira 6 frases de beleza sobre cabelo, pele e maquiagem que você não é obrigada a seguir se não quiser. Bora desconstruir esses mitos?

1) “Cabelo curto te deixa menos feminina”. Essa frase de beleza é clássica!

O corte de cabelo curto é ainda muito associado à feminilidade – no caso, à falta dela. Só que a personalidade e as características de um ser humano estão longe de serem mensuradas por causa do comprimento dos fios. Se você não vê a hora de passar a tesoura nas madeixas, com tantas opções de cortes curtinhos e estilosos, faça isso por vontade própria, e não por padrões pré-estabelecidos.

O mesmo vale para quem prefere cabelos longos e se sente mais bonita e/ou feminina dessa forma. Se ter um cabelo comprido é a sua meta de beleza, deixe os fios crescerem à vontade. Só não dá para achar que tamanho de cabelo é régua de feminilidade, né?

2) “Cabelo branco é sinal de desleixo”. Quem nunca pensou nisso?

Se existem fiscais do cabelo curto, a patrulha do cabelo branco é ainda mais radical. Isso porque qualquer sinal de envelhecimento em uma sociedade que cultua a juventude é alerta de perigo, quando deveria ser algo natural. Afinal de contas, todo mundo pretende envelhecer, não é mesmo? Outro argumento muito comum é o de que cabelo branco é desleixo, e mulheres que não pintam os fios são aquelas que não se cuidam. 

Primeiramente, os cabelos brancos podem surgir em qualquer idade e não estão necessariamente restritos a pessoas mais velhas. Além disso, mudar ou não a cor do cabelo é uma escolha pessoal e nada tem a ver com falta de cuidado. Se você não quiser aderir à química e se sente bem com a sua cabeleira grisalha, está tudo certo. E caso você mude de opinião, tudo bem também. 

3) “Cabelo cacheado precisa de definição”. É preciso redefinir essa frase de beleza!

Nos últimos anos, muitas mulheres pararam de alisar os fios para manter os cabelos naturais. Porém, após a transição capilar, as expectativas sobre ter cachos perfeitos também aumentam. Se você tem cabelo cacheado ou crespo, saiba que cada tipo tem a sua especificidade e nem todos terão um formato único e definido. 

Isso não significa que o cabelo mais volumoso e com menos definição não seja bonito. Pelo contrário: valorizar as características reais do seu cabelo é exatamente o que vai realçar a beleza que é toda dele. Em tempo: também não precisa fazer uma transição capilar se alisar os fios é o que te faz mais feliz! 

4) “Depilação é questão de higiene”. Ou seria apenas uma questão de escolha?

Depilar ou não depilar, eis a questão? Então que ela seja respondida por você, com base no que você deseja fazer com seus próprios pelos. São eles, inclusive, que agem como uma barreira de proteção entre indesejáveis microrganismos e a pele, o que só mostra o quão importantes eles são para o corpo. 

A higiene, por sua vez, pode e deve ser mantida em todas as circunstâncias, o que mostra que uma coisa não está relacionada a outra. Portanto, estar depilada ou manter os pelos intactos não é uma questão de higiene, é só uma questão de escolha mesmo.  

5) “Mulher tem que estar sempre maquiada”. Ninguém “tem que” nada!

Essa frase de beleza também é campeã, mas existem inúmeros jeitos de usar maquiagem. Ela é uma ferramenta poderosa para levantar a autoestima e realçar a beleza para muitas pessoas. E, claro, você pode usar a maquiagem do jeito que quiser. Mas você não precisa usá-la se não estiver com vontade.

Tem quem não sai de casa sem passar um batom, mas também tem aquelas que não fazem questão de se maquiar nem se o evento for de gala. O importante é respeitar todas as opiniões e vontades. Ninguém tem que ser obrigado a fazer nada só para seguir uma convenção social. 

6) “Maquiagem colorida é coisa de gente nova”. Estilo é para todas as idades!

Para quem ama maquiagem, é uma diversão testar cores e texturas na pele, nos olhos e na boca. Mas já reparou que, conforme a pessoa vai ficando mais velha, as opções se tornam mais restritas? Surgem os produtos para corrigir, esconder ou até eliminar traços da idade, mas saem de cena as cores mais chamativas, estas destinadas a pessoas mais novas. 

A boa notícia é que se você quer usar um batom vermelho ou uma sombra verde neon, não precisa se limitar ao que as pessoas esperam depois de uma certa idade. Se faz o seu estilo, por que não apostar? 

Você não precisa seguir nenhuma dessas frases de beleza, se não quiser

Se você é mulher, certamente já ouviu algumas dessas frases de beleza. Pode ser até que já tenha dito para alguém e, mais do que isso, acredite que essas sentenças sejam verdadeiras. Isso acontece porque, há anos, a indústria da beleza reforça padrões estéticos e impõe um monte de regras com a justificativa de que você vai ficar mais bonita. A questão é que não há certo ou errado quando se trata de beleza. Tem apenas o que faz sentido para você!

CURTIU? COMPARTILHE AQUI

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Redação Alexandrismos

Redação Alexandrismos

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre #CorpoLivre.

publicidade