Bom dia, boa tarde, boa noite, ou seja lá a hora que você estiver lendo isso :)

Fernanda Nobre fala sobre decisão de não ser mãe

Fernanda Nobre: “Difícil bancar a escolha de não ter filho”

Em post, Fernanda Nobre reflete sobre a pressão da sociedade em torno da maternidade e sua decisão em não ser mãe. Confira o relato da atriz!

publicidade

publicidade

Fernanda Nobre: “Difícil bancar a escolha de não ter filho”

Em post, Fernanda Nobre reflete sobre a pressão da sociedade em torno da maternidade e sua decisão em não ser mãe. Confira o relato da atriz!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Fernanda Nobre fala sobre decisão de não ser mãe

publicidade

publicidade

Fernanda Nobre fez um post em seu Instagram, na última terça-feira, sobre maternidade e sua atual escolha de não querer ter filhos. De acordo com a atriz, a postagem foi inspirada depois ter visto uma cena da novela Um Lugar Ao Sol, em que a personagem Ilana (Mariana Lima) desabafa com a médica Gabriela (Natália Lage) sobre a pressão social e as expectativas criadas em torno das mulheres e da gravidez.

No entanto, Fernanda Nobre já havia dividido com seus seguidores que a decisão de não ser mãe é muito difícil de bancar, já que ela vem acompanhada do medo de se arrepender e da pressão social “que reduz o corpo e existência feminina para caber nas expectativas alheias”. Acompanhe a reflexão da atriz!

Fernanda Nobre explica que pressão dificulta escolha de não querer ser mãe

Em um post it, Fernanda Nobre escreveu que “é mais fácil ter filho do que bancar a ESCOLHA de não ter”. No entanto, para evitar uma interpretação errada dos leitores, a atriz gravou um vídeo em que esclarece o motivo de compartilhar a mensagem.

Para a atriz, a pressão social, da família, de amigos, do parceiro em cima das mulheres é uma questão que dificulta muito a escolha em não querer ter filhos, inclusive para ela mesma. “Eu gostei muito dessa cena na novela porque mostra o quanto é difícil para a mulher, quando ela chega numa determinada idade, não fazer o que esperam dela: que é ser mãe. Não vivenciar a maternidade”.

“Tenham um pouco de empatia com quem não quer”

Em seguida, Fernanda aproveitou para dizer que as mulheres que não querem ter filhos não estão sozinhas e pediu empatia, inclusive para mulheres que já são mães e e para as que querem ser. “O fato de eu ter começado a falar sobre isso aqui, em um tom meio confessional, é que as pessoas à minha volta não me perturbam mais com isso. Foi muito libertador”.

A atriz revelou ainda o quanto já foi cobrada por sua decisão em relação à maternidade. “Antes era um saco! Cada reunião de família, cada trabalho novo que eu entrava alguém perguntava. ‘Mas por que você não quer? O seu companheiro também não quer? Você nunca vai conhecer esse amor’. Tá, de repente eu não tô muito interessada”.

Fernanda Nobre congelou óvulos há três anos

Ainda assim, mesmo sabendo que hoje não quer ter filhos, ela decidiu congelar os óvulos há três anos por segurança. “Ainda não tenho vontade de ter filhos. Amo criança, amo meus afilhados, mas ainda não tenho vontade de modificar a minha vida nesse sentido. Por isso que congelei meus óvulos há três anos para caso eu me arrependa dessa escolha que eu estou fazendo agora”.

Por fim, Fernanda ainda contou que nem sempre dá muitas respostas quando é questionada sobre maternidade porque nem ela sabe muito bem o que dizer. “Tenho até medo das respostas que vão sair de mim, porque ainda tô na busca. É muito difícil ir contra o que se espera de nós numa sociedade”.

A atriz também defendeu a liberdade de querer ser mãe e poder escolher o contrário, sem ficar presa a expectativas ou a relógio biológico. “A gente está em 2022. Se é difícil dentro da minha bolha, que é uma bolha de artistas, de pessoas com a cabeça mais aberta, imagina em bolhas mais conservadoras. Então vamos acolher essas ideias diferentes das nossas, sobre feminilidade, sobre o que é ser e performar ser mulher. Há muitas opções que a gente nem imagina”.

Foto de capa: Reprodução Instagram / @fenobre

CURTIU? COMPARTILHE AQUI

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Redação Alexandrismos

Redação Alexandrismos

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre #CorpoLivre.

publicidade