Bom dia, boa tarde, boa noite, ou seja lá a hora que você estiver lendo isso :)

Famosas e pressão estéticas: 7 mulheres contam suas histórias

Famosas e pressão estética: 7 mulheres que já lidaram com isso

Gay Amarantos, Bruna Marquezine e mais famosas também sofrem com a pressão estética. Elas contam como lidam com as cobranças públicas. Confira!

publicidade

publicidade

Famosas e pressão estética: 7 mulheres que já lidaram com isso

Gay Amarantos, Bruna Marquezine e mais famosas também sofrem com a pressão estética. Elas contam como lidam com as cobranças públicas. Confira!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Famosas e pressão estéticas: 7 mulheres contam suas histórias

publicidade

publicidade

Um corpo perfeito é o sonho de vida de grande parte das mulheres. E essa pressão estética atinge todo mundo, incluindo as famosas. Mas você já parou pra pensar o motivo? Por que desejamos tanto ser belas com tantas coisas pra correr atrás ao longo da vida? Bom, a resposta parece simples, mas precisamos ter em vista alguns fatores. Desde que o mundo é mundo, somos pressionadas a seguir um padrão de beleza. Na maioria das vezes, esse padrão é inatingível, porque muda não só pelo movimento do mercado e da indústria da beleza. 

Nossos recortes sociais, econômicos e culturais também influenciam, tornando impossível se enquadrar e agradar a todos. Sendo assim, todo mundo é atingido por essa necessidade de seguir um padrão, mesmo que uns mais e outros menos. Por isso, quando falamos de pressão estética, falamos dessa atmosfera que dita padrões o tempo para que os corpos permaneçam sempre na busca por um ideal. 

Famosas consideradas perfeitas também sofrem pressão estética

Inseguranças e violências sobre os corpos não atingem somente “gente como a gente”. Quando se vive na mídia, existe maior probabilidade de receber julgamentos e ataques. Afinal, quanto maior o seu alcance, mais pessoas têm acesso a você, certo?

Por isso, imagina estar na televisão, no cinema, na publicidade, nas redes sociais sendo vista o tempo todo? Pensando nisso, trouxemos 7 famosas brasileiras que lutam contra a pressão estética, a favor de mais corpos livres na nossa sociedade. Vem ver!

1) Valesca Popozuda: cantora engordou 10 kg e não vê nisso um grande problema

Depois de ser questionada sobre o ganho de peso durante a quarentena, a famosa e eterna rainha da Gaiola das Popozudas se pronunciou no Twitter na época. Ela disse que está cansada de emagrecer por pressão estética e que respeitou as mudanças devido a pandemia. Em seguida, disse que não deixa de se sentir feliz com o corpo atual.

Além disso, em dezembro de 2020, Valesca revelou no programa “Luciana By Night” que engordou 10kg. “Já passei daquela fase de querer ser a gostosona, a marombada. Hoje me preocupo pela minha saúde”. Mas cá entre nós: é o que realmente importa, né?

2) Bruna Marquezine: a famosa “polícia do corpo” e pressão estética atestando a saúde alheia

Não é de hoje que a “magreza excessiva” de Bruna Marquezine se tornou pauta nas redes sociais. No Carnaval de 2020, fotos da atriz viralizaram e o body shaming não foi poupado. No mês seguinte, o UOL noticiou declarações de Bruna, em evento de uma marca carioca famosa, sobre sua insatisfação com a pressão estética e a cultura de tornar o corpo alheio uma vergonha.

“Não é porque alguém está apontando algo em mim que tem algo de errado comigo. Sou extremamente responsável pela minha saúde, porque já fui irresponsável. Isso não é segredo para ninguém. Já tive distúrbio de imagem, de alimentação, porque os comentários antes eram ‘você está gorda demais’, ‘seu quadril é grande demais’. Não emagreci por causa da crítica alheia, mas fui muito cruel comigo por conta de me enxergar pelos olhos dos outros”, disse a atriz. Em seu Instagram, os destaques “Empatia” falam por si só. Vale a pena conferir.

3) Thaynara OG: complicações após lipo LAD feita para atender a pressão estética

A ex-advogada ficou entre a vida e a morte depois de passar por uma lipoaspiração HD. Além disso, a famosa lipo LAD mexeu com sua autoestima e seu psicológico. A influencer relatou com emoção, no “Verão da Xanda” de 2021, comandado por Alexandra Gurgel, que, quando se está nas redes sociais, a pressão estética é muito grande.

“Independente da gente trabalhar com isso, a gente tá na internet. Por isso, o seu subconsciente já fica automaticamente se comparando, você se sabota. E quando você trabalha e está exposta assim na internet, você fica muito presa na opinião das pessoas. Você parece que se obriga a ser perfeita.”

4) Maisa Silva: para ela, não precisa investir grana em estética e aparência

A apresentadora rebateu uma seguidora no TikTok que questionou o motivo dela não colocar silicone e fazer procedimentos cirúrgicos, “já que ela tem dinheiro”. Maísa foi didática na sua resposta, explicando que a sua numeração de sutiã já lhe garantia um tamanho que, se ela resolvesse mexer, seria para tirar e não colocar.

Além disso, falou que não é porque é famosa e tem condições de fazer que ela precisa ceder à pressão estética e mudar a sua aparência. Por fim, trouxe uma reflexão: “Você não iria querer gastar o dinheiro viajando, investindo, que são coisas que eu faço e que são muito mais legais?”. Bom pensar nisso, né?

5) Camila Pitanga: celebração da diversidade corporal e sem pressão estética

Em 2019, Camila Pitanga fez uma reflexão em seu feed sobre padrões de beleza com um carrossel de fotos carregado de diversidade. Na legenda, ela provoca: “Pele uniforme, cabelo liso e barriga negativa não reflete a maioria da sociedade. Aliás, somos uma diversidade de tamanhos, cores, texturas e formas únicas.” 

Recentemente, durante um papo no Big Brother Brasil 21 entre Gil, Juliette e Camilla de Lucas, o assunto peito pequeno trouxe o nome da atriz. Ela se sentiu lisonjeada, mas se pronunciou a respeito da sua relação com seus seios: “Sobre o silicone? Façam apenas o que têm vontade e completa certeza da decisão, da equipe médica, dos riscos, de todos os prós e contras. E sim, eu nunca fiz e nem pretendo: adoro meu peito pequeno”.

6) Gaby Amarantos: resgate de autoestima ao desconstruir o conceito de beleza

A famosa rainha do tecnobrega disse, em entrevista exclusiva ao GShow, em 2019, que se sentiu livre de pressão estética quando parou de usar filtros e edições em suas fotos. Isso porque entendeu e abraçou a diversidade da beleza.

Depois de expor que já fez loucuras em dietas e procedimentos estéticos, como alisar o cabelo, revela que não é mais escrava desses métodos para se sentir bem consigo mesma. “Nos momentos em que não estou me achando gostosa e maravilhosa, dou uma respirada, medito e entendo que a beleza tem sua vasta diversidade”. Concordamos!

7) Isis Valverde: atriz não fica quieta e diz que corpo do outro não é domínio público

Depois de rebater uma seguidora que a aconselhou colocar silicone, a atriz relatou que já sentiu na pele a pressão estética, principalmente nas gravações da novela “Amor de Mãe”. Além disso, contou também para a coluna de Patrícia Kogut que recebeu diversos comentários depois do nascimento de Rael, seu filho.

“Ah, você está com melasma’. Eu falo: ‘Lógico, tive filho’. Não vou ficar sofrendo sem dormir por causa disso. E daí? É normal. Meu filho está aí. Tem que dar ouvido para a coisa certa porque falar até papagaio fala”. Rápida e direta.

Famosas e anônimas na luta contra a pressão estética

Viver da imagem e colocar sua vida como pública dá espaço para que situações como essas sejam ainda mais normalizadas. Com isso, o público se sente no direito de comentar e dar opiniões não solicitadas, muitas vezes de forma ofensiva, o famoso body shaming. Isso acontece todos os dias com todas as mulheres, que são colocadas enquanto erradas por não possuírem o corpo dentro do padrão estabelecido. 

Apesar disso, é uma grande vitória quando mulheres famosas abrem o jogo. Quando colocam na mesa todas as suas questões com o corpo, os ataques que sofrem e como pensam a respeito, porque essas informações alcançam muita gente. Quanto mais se falar de pressão estética e mais aliados nessa luta, melhor. Viva seu Corpo Livre!

Foto de capa: Reprodução Instagram / @gabyamarantos

CURTIU? COMPARTILHE AQUI

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Redação Alexandrismos

Redação Alexandrismos

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre #CorpoLivre.

publicidade