Siga o Corpo Livre

Mundo

Famosas e pressão estética: 7 mulheres que já lidaram com isso

Gay Amarantos, Bruna Marquezine e mais famosas também sofrem com a pressão estética. Elas contam como lidam com as cobranças públicas. Confira!

Publicado

on

Famosas e pressão estéticas: 7 mulheres contam suas histórias

Um corpo perfeito é o sonho de vida de grande parte das mulheres. E essa pressão estética atinge todo mundo, incluindo as famosas. Mas você já parou pra pensar o motivo? Por que desejamos tanto ser belas com tantas coisas pra correr atrás ao longo da vida? Bom, a resposta parece simples, mas precisamos ter em vista alguns fatores. Desde que o mundo é mundo, somos pressionadas a seguir um padrão de beleza. Na maioria das vezes, esse padrão é inatingível, porque muda não só pelo movimento do mercado e da indústria da beleza. 

Nossos recortes sociais, econômicos e culturais também influenciam, tornando impossível se enquadrar e agradar a todos. Sendo assim, todo mundo é atingido por essa necessidade de seguir um padrão, mesmo que uns mais e outros menos. Por isso, quando falamos de pressão estética, falamos dessa atmosfera que dita padrões o tempo para que os corpos permaneçam sempre na busca por um ideal. 

Famosas consideradas perfeitas também sofrem pressão estética

Inseguranças e violências sobre os corpos não atingem somente “gente como a gente”. Quando se vive na mídia, existe maior probabilidade de receber julgamentos e ataques. Afinal, quanto maior o seu alcance, mais pessoas têm acesso a você, certo?

Por isso, imagina estar na televisão, no cinema, na publicidade, nas redes sociais sendo vista o tempo todo? Pensando nisso, trouxemos 7 famosas brasileiras que lutam contra a pressão estética, a favor de mais corpos livres na nossa sociedade. Vem ver!

1) Valesca Popozuda: cantora engordou 10 kg e não vê nisso um grande problema

Depois de ser questionada sobre o ganho de peso durante a quarentena, a famosa e eterna rainha da Gaiola das Popozudas se pronunciou no Twitter na época. Ela disse que está cansada de emagrecer por pressão estética e que respeitou as mudanças devido a pandemia. Em seguida, disse que não deixa de se sentir feliz com o corpo atual.

Além disso, em dezembro de 2020, Valesca revelou no programa “Luciana By Night” que engordou 10kg. “Já passei daquela fase de querer ser a gostosona, a marombada. Hoje me preocupo pela minha saúde”. Mas cá entre nós: é o que realmente importa, né?

2) Bruna Marquezine: a famosa “polícia do corpo” e pressão estética atestando a saúde alheia

Não é de hoje que a “magreza excessiva” de Bruna Marquezine se tornou pauta nas redes sociais. No Carnaval de 2020, fotos da atriz viralizaram e o body shaming não foi poupado. No mês seguinte, o UOL noticiou declarações de Bruna, em evento de uma marca carioca famosa, sobre sua insatisfação com a pressão estética e a cultura de tornar o corpo alheio uma vergonha.

“Não é porque alguém está apontando algo em mim que tem algo de errado comigo. Sou extremamente responsável pela minha saúde, porque já fui irresponsável. Isso não é segredo para ninguém. Já tive distúrbio de imagem, de alimentação, porque os comentários antes eram ‘você está gorda demais’, ‘seu quadril é grande demais’. Não emagreci por causa da crítica alheia, mas fui muito cruel comigo por conta de me enxergar pelos olhos dos outros”, disse a atriz. Em seu Instagram, os destaques “Empatia” falam por si só. Vale a pena conferir.

3) Thaynara OG: complicações após lipo LAD feita para atender a pressão estética

A ex-advogada ficou entre a vida e a morte depois de passar por uma lipoaspiração HD. Além disso, a famosa lipo LAD mexeu com sua autoestima e seu psicológico. A influencer relatou com emoção, no “Verão da Xanda” de 2021, comandado por Alexandra Gurgel, que, quando se está nas redes sociais, a pressão estética é muito grande.

“Independente da gente trabalhar com isso, a gente tá na internet. Por isso, o seu subconsciente já fica automaticamente se comparando, você se sabota. E quando você trabalha e está exposta assim na internet, você fica muito presa na opinião das pessoas. Você parece que se obriga a ser perfeita.”

4) Maisa Silva: para ela, não precisa investir grana em estética e aparência

A apresentadora rebateu uma seguidora no TikTok que questionou o motivo dela não colocar silicone e fazer procedimentos cirúrgicos, “já que ela tem dinheiro”. Maísa foi didática na sua resposta, explicando que a sua numeração de sutiã já lhe garantia um tamanho que, se ela resolvesse mexer, seria para tirar e não colocar.

Além disso, falou que não é porque é famosa e tem condições de fazer que ela precisa ceder à pressão estética e mudar a sua aparência. Por fim, trouxe uma reflexão: “Você não iria querer gastar o dinheiro viajando, investindo, que são coisas que eu faço e que são muito mais legais?”. Bom pensar nisso, né?

5) Camila Pitanga: celebração da diversidade corporal e sem pressão estética

Em 2019, Camila Pitanga fez uma reflexão em seu feed sobre padrões de beleza com um carrossel de fotos carregado de diversidade. Na legenda, ela provoca: “Pele uniforme, cabelo liso e barriga negativa não reflete a maioria da sociedade. Aliás, somos uma diversidade de tamanhos, cores, texturas e formas únicas.” 

Recentemente, durante um papo no Big Brother Brasil 21 entre Gil, Juliette e Camilla de Lucas, o assunto peito pequeno trouxe o nome da atriz. Ela se sentiu lisonjeada, mas se pronunciou a respeito da sua relação com seus seios: “Sobre o silicone? Façam apenas o que têm vontade e completa certeza da decisão, da equipe médica, dos riscos, de todos os prós e contras. E sim, eu nunca fiz e nem pretendo: adoro meu peito pequeno”.

6) Gaby Amarantos: resgate de autoestima ao desconstruir o conceito de beleza

A famosa rainha do tecnobrega disse, em entrevista exclusiva ao GShow, em 2019, que se sentiu livre de pressão estética quando parou de usar filtros e edições em suas fotos. Isso porque entendeu e abraçou a diversidade da beleza.

Depois de expor que já fez loucuras em dietas e procedimentos estéticos, como alisar o cabelo, revela que não é mais escrava desses métodos para se sentir bem consigo mesma. “Nos momentos em que não estou me achando gostosa e maravilhosa, dou uma respirada, medito e entendo que a beleza tem sua vasta diversidade”. Concordamos!

7) Isis Valverde: atriz não fica quieta e diz que corpo do outro não é domínio público

Depois de rebater uma seguidora que a aconselhou colocar silicone, a atriz relatou que já sentiu na pele a pressão estética, principalmente nas gravações da novela “Amor de Mãe”. Além disso, contou também para a coluna de Patrícia Kogut que recebeu diversos comentários depois do nascimento de Rael, seu filho.

“Ah, você está com melasma’. Eu falo: ‘Lógico, tive filho’. Não vou ficar sofrendo sem dormir por causa disso. E daí? É normal. Meu filho está aí. Tem que dar ouvido para a coisa certa porque falar até papagaio fala”. Rápida e direta.

Famosas e anônimas na luta contra a pressão estética

Viver da imagem e colocar sua vida como pública dá espaço para que situações como essas sejam ainda mais normalizadas. Com isso, o público se sente no direito de comentar e dar opiniões não solicitadas, muitas vezes de forma ofensiva, o famoso body shaming. Isso acontece todos os dias com todas as mulheres, que são colocadas enquanto erradas por não possuírem o corpo dentro do padrão estabelecido. 

Apesar disso, é uma grande vitória quando mulheres famosas abrem o jogo. Quando colocam na mesa todas as suas questões com o corpo, os ataques que sofrem e como pensam a respeito, porque essas informações alcançam muita gente. Quanto mais se falar de pressão estética e mais aliados nessa luta, melhor. Viva seu Corpo Livre!

Foto de capa: Reprodução Instagram / @gabyamarantos

Redação Corpo Livre

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre Corpo Livre!

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre Corpo Livre!

MAIS LIDAS

Copyright © 2023 Corpo Livre - Todos os direitos reservados.