Bom dia, boa tarde, boa noite, ou seja lá a hora que você estiver lendo isso :)

Exercícios físicos e saúde mental: aeróbicos fazem bem para a memória

Exercício físico e saúde mental: aeróbico faz bem para a memória!

Os exercícios físicos trazem muitos benefícios para o corpo e para mente. Estudos mais recentes comprovam que fazer aeróbico preserva a memória. Saiba mais!

publicidade

publicidade

Exercício físico e saúde mental: aeróbico faz bem para a memória!

Os exercícios físicos trazem muitos benefícios para o corpo e para mente. Estudos mais recentes comprovam que fazer aeróbico preserva a memória. Saiba mais!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Exercícios físicos e saúde mental: aeróbicos fazem bem para a memória

publicidade

publicidade

Qual a relação entre exercício físico e saúde mental? São muitos os benefícios de se fazer uma atividade física. No entanto, estudos recentes comprovam que o exercício aeróbico é ótimo para preservar a memória, principalmente entre as pessoas mais velhas. 

De acordo com os pesquisadores da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, os pacientes avaliados eram capazes de lembrar fatos antigos em detalhes após praticarem atividades aeróbicas com frequência. Saiba mais!

Praticar exercício físico faz bem para a saúde mental e preserva a memória

A prática de exercícios físicos não só faz bem para o corpo, como também para a saúde mental. Mais especificamente, ajuda a preservar a memória de quem se mantém ativo. Foi o que comprovou um estudo publicado este mês, nos Estados Unidos. 

Pesquisadores da Universidade de Pittsburgh revisaram dados de mais de 36 pesquisas, envolvendo mais de 3 mil pessoas. Após uma triagem cuidadosa, por meio de softwares especiais, os estudiosos concluíram que fazer exercícios físicos estavam contribuindo para uma melhor saúde mental. Os resultados mais expressivos apareceram nos participantes entre 55 e 69 anos de idade, que praticavam exercícios aeróbicos três por semana. 

Atividade aeróbica ajuda na circulação sanguínea do cérebro

Não é coincidência que, com o passar dos anos, você comece a ter lapsos de memória e fique esquecendo as coisas, como nomes, lugares ou mesmo onde guardou a carteira. Isso porque, com o processo de envelhecimento (que é natural para todo mundo), o corpo não tem a mesma mobilidade quando se é mais jovem.

Assim, a frequência de atividades físicas também diminui e uma rotina mais sedentária pode interferir na circulação sanguínea dos pés à cabeça. Com menos sangue circulando no cérebro, as atividades mentais ficam mais lentas e aí vai ficar demorar para recordar situações específicas. Por isso, manter uma rotina de exercícios faz bem para a memória. 

“O trabalho mostrou que a memória episódica é a mais preservada, que é aquela em que lembramos de fatos mais antigos, não só do fato em si, mas das circunstâncias daquele momento. Por exemplo, quando alguém dirigiu um carro pela primeira vez, com quem estava, para onde foram e outros detalhes”, explicou o médico Luis Fernando Correia. 

Além disso, o profissional também apontou que o estudo selecionou somente pesquisas em que a atividade aeróbica estava em foco. Mas vale reforçar que atividades anaeróbicas, como os treinos de resistência, também ajudam na preservação da memória, entre os benefícios. 

O importante é se movimentar! Dicas para praticar exercícios físicos

E você não vai esperar a memória começar a falhar para começar a praticar exercícios físicos, não é mesmo? Nunca é tarde para fazer uma atividade física e você nem precisa se matricular em uma academia. “O mais importante é se colocar em movimento com alguma atividade prazerosa. É sobre buscar um exercício que seja feito com um sorriso no rosto e por amor ao corpo”, incentiva a professora e nossa colunista Ingrid Sayuri. 

Então, para quem gosta de atividades mais tranquilas, vale caminhar, andar de bicicleta ou experimentar yoga. Já para quem curte mais intensidade, crossfit, trilhas, zumba e lutas são algumas opções. O cérebro agradece! 

Foto de capa: Pexels

CURTIU? COMPARTILHE AQUI

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Redação Alexandrismos

Redação Alexandrismos

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre #CorpoLivre.

publicidade