Bom dia, boa tarde, boa noite, ou seja lá a hora que você estiver lendo isso :)

Larissa Manoela e mais famosas relatam como lidam com endometriose

Endometriose: famosas relatam como lidaram com a doença

Larissa Manoela, Tatá Werneck e mais famosas que falaram sobre endometriose e os cuidados com a doença. Confira!

publicidade

publicidade

Endometriose: famosas relatam como lidaram com a doença

Larissa Manoela, Tatá Werneck e mais famosas que falaram sobre endometriose e os cuidados com a doença. Confira!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Larissa Manoela e mais famosas relatam como lidam com endometriose

publicidade

publicidade

A endometriose é uma doença que está presente na vida de 10% das brasileiras. Trata-se de um distúrbio em que a mucosa que reveste o útero cresce fora dele. Assim, pode gerar cólicas mais intensas, dor nas relações sexuais, desconforto durante a menstruação e sangramentos. Além disso, em casos mais extremos, até mesmo levar a casos de infertilidade.

A endometriose não tem cura, mas os sintomas podem ser atenuados e até desaparecer com tratamentos indicados por ginecologistas. Entre as famosas, muitas já usaram suas redes sociais para alertar e ajudar outras mulheres a lidarem com o diagnóstico da doença.

Larissa Manoela revelou susto com diagnóstico de endometriose

Com 20 anos, Larissa Manoela foi diagnosticada com endometriose e admitiu ter se assustado ao receber positivo para a doença autoimune. No Instagram, ela fez uma live com um especialista na época e aconselhou suas fãs adolescentes e jovens a fazerem um “check up” periodicamente.

“É tudo muito novo ainda para mim, estou descobrindo. Mas o mais importante de eu ter compartilhado aberto algo tão pessoal da minha vida foi saber que eu posso inspirar outras mulheres a também fazerem uma pesquisa profunda e salvar e dar qualidade de vida para essas mulheres”, comentou a artista.

Isabella Santoni achava que cólica muito forte na menstruação “era normal”

Para Isabella Santoni, sentir as fortes dores da cólica era normal, até receber o diagnóstico de endometriose. “Eu sempre tive muita cólica, mas eu achava que era normal. Aí, eu fui em uma médica, e ela falou que eu não devia tomar os remédios que eu tomava todo mês”.

Além disso, a atriz revelou que o diu também interferiu nas dores que sentia. ‘Eu tinha o diu de cobre, então eu ia fazer o exame a cada seis meses, mas o médico não viu que ele estava fora do lugar, então estava perfurando o útero. Além da endometriose, eu tinha dores por causa do diu”, disse ela.

Giovanna Ewbank e Tatá Werneck: cirurgia para tratar endometriose

Antes de dar à luz Clara Maria, a apresentadora Tatá Werneck já sabia de seu diagnóstico de endometriose. Tanto que cogitou fazer uma cirurgia para tratar o desconforto. “Eu estava me preparando para fazer uma cirurgia”, recordou ela, sendo surpreendida pela gravidez.

Ao contrário de Tatá Werneck, a atriz Giovanna Ewbank passou pela cirurgia antes de engravidar de Zyan, seu filho caçula. “Eu chegava a vomitar de tanta cólica que eu sentia”, disse em entrevista.

Esteja atenta ao sinais da endometriose e do seu corpo

Assim como muitas outras mulheres, a cantora Wanessa Camargo também conviveu com a endometriose sem saber da doença. Ela começou o tratamento com ajuda de sua mãe, Zilu, que a incentivou a ir ao médico. A atriz Fernanda Machado, que também sofria com a endometriose, ressalta a importância do diagnóstico precoce: “Descobri numa fase inicial, acompanhei, tratei e resolvi fazer a cirurgia”.

Por isso, reforçamos o quanto é importante que mulheres estejam atentas aos sinais de seu corpo. Procure um bom médico, de preferência um especialista em endometriose, e dê início ao tratamento, conforme a indicação.

Foto de capa: Reprodução Instagram / @larissamanoela

CURTIU? COMPARTILHE AQUI

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Redação Alexandrismos

Redação Alexandrismos

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre #CorpoLivre.

publicidade