Bom dia, boa tarde, boa noite, ou seja lá a hora que você estiver lendo isso :)

É possível emagrecer rápido e saudável?

Emagrecer rápido e saudável é possível? O que dizem os especialistas

Será que é mesmo possível emagrecer de forma rápida e saudável? Especialistas contam que esse processo não é fácil e dão dicas!

publicidade

publicidade

Emagrecer rápido e saudável é possível? O que dizem os especialistas

Será que é mesmo possível emagrecer de forma rápida e saudável? Especialistas contam que esse processo não é fácil e dão dicas!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
É possível emagrecer rápido e saudável?

publicidade

publicidade

Emagrecer rápido e saudável é ainda um dilema. Também é uma questão preocupante. Isso porque muita gente só busca a primeira opção. Assim, dietas rígidas e exercícios sem orientação são algumas das “soluções” que as pessoas encontram para perder peso a qualquer custo e terem o “corpo perfeito”.

No entanto, emagrecer rápido e saudável é possível? Pode acontecer, mas antes é preciso saber o que dizem os especialistas. Além disso, nem sempre o emagrecimento é o primeiro passo para conquistar uma rotina com mais saúde. Confira!

Apenas profissionais podem sugerir o emagrecimento

No canal Alexandrismos, no Youtube, a nutricionista Marcela Kotait falou um pouco sobre esse dilema entre emagrecer rápido e saudável. Em vídeo, ela explica que, primeiramente, os profissionais são os únicos que podem sugerir o emagrecimento. São eles que devem avaliar as características mais globais do indivíduo, bem como a história, genética e biotipo.

“Pessoas com peso maior podem ser tão saudáveis quanto pessoas com peso menor. O importante é se você pratica atividade de maneira regular e por prazer”, pode parecer polêmico, né? Mas olha só! E a profissional continua. “O importante é se a pessoa come respeitando sinais do seu corpo e preza por alimentos menos processados. Se possui boa relação com seu corpo, não é necessário emagrecer como uma primeira escolha”, diz.

O emagrecimento é muito valorizado

Ainda de acordo com a profissional, o emagrecimento está socialmente muito valorizado. Mas nem sempre emagrecer rápido ou saudável é o que vai trazer felicidade. “É importante que não fique preocupada achando que vai ficar mais feliz, saudável e bonita quando emagrecer. As consequências de um emagrecimento feito com pouca orientação e de maneira auto induzida é muito perigoso”.

Kotait também alerta que emagrecer não é algo tão fácil. Por isso, mais importante do que emagrecer rápido, é que o processo seja saudável. “Não caia em ciladas de rede social ou desafio de Whatsapp para perder peso. Procure sempre um profissional razoável, coerente e que entenda você não só pela perspectiva do seu peso. Porque talvez você não precise emagrecer”, aconselha.

Emagrecer rápido demais também pode causar o efeito sanfona

O médico Caio Gaiane, cardiologista do Itu Garden SPA, também faz observações sobre emagrecer rápido e saudável. De acordo com o trabalho desenvolvido pelo profissional, ele tem notado que “emagrecer rápido demais não é bom para a saúde”. Isso porque pode provocar o efeito sanfona. Sabe aquele “engorda, emagrece, engorda, emagrece”? Ele mesmo.

“Durante esses anos que desenvolvo trabalho focado na saúde no corpo, tenho observado que isso acaba fazendo com que a pessoa recupere tão rapidamente o peso eliminado. O que acaba provocando o conhecido efeito sanfona”, disse.

Para ele, para emagrecer rápido e saudável de um jeito possível, é preciso que as pessoas invistam em uma reeducação alimentar ao invés de dietas rigorosas. Além disso, comer fracionado, inovar no cardápio e beber muita água também são essenciais.

Nutricionista mostra como emagrecer de forma saudável

A nutricionista Fernanda Bragança, do espaço Zanama, na Barra da Tijuca, aponta a possibilidade de emagrecer mais rápido e de forma saudável. Para ela, o principal jeito é comer comida de verdade. 

“É o alimento em sua forma natural, como foi obtido pela natureza. São as frutas, verduras, grãos, raízes, tubérculos, legumes, castanhas, carnes, ovos e leite”, diz. “Alguns não sofrem alteração após deixarem a natureza e outros são minimamente processados, passando por poucas alterações até o seu consumo”.

Emagrecer rápido e saudável? Exercício físico diário é importante

Fernanda também explica que alimentos de origem vegetal, além de serem boas fontes de fibras e nutrientes, também possuem pouca caloria por grama. O consumo pode, então, ajudar as pessoas a emagrecer mais rápido e de uma forma saudável, mas isso também depende de cada indivíduo.

“Estes alimentos irão auxiliar no processo de emagrecimento, pois possuem valor calórico baixo. Também aumentam a a saciedade, seja pelo maior volume que podem ser consumidos ou pela quantidade de fibras presentes”, aponta a nutricionista.

Mas, para emagrecer rápido e saudável, é preciso alinhar junto à alimentação a prática de exercício físico diário. “No mínimo de 30 minutos ao dia, combinando capacidades físicas distintas, consumo adequado de água e um sono favorável.  Todos estes fatores andam em conjunto para um emagrecimento saudável e sustentável”.

Você precisa emagrecer rápido?

Diante de tudo isso, será que você precisa realmente emagrecer rápido? Considere seus objetivos e entenda que qualquer mudança corporal necessita de acompanhamento de um profissional que te auxilie. Não caia em dietas restritivas ou exercícios extenuantes. Por isso, lembre-se: saúde em primeiro lugar, sempre!

Foto de capa: Pexels

CURTIU? COMPARTILHE AQUI

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Redação Alexandrismos

Redação Alexandrismos

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre #CorpoLivre.

publicidade