Bom dia, boa tarde, boa noite, ou seja lá a hora que você estiver lendo isso :)

Dicas de podcasts sobre corpo, diversidade e mais!

Dicas de podcasts para entender melhor sobre corpo, diversidade e mais!

Os podcasts estão ganhando cada vez mais espaço e abordam diferentes temas, como gênero, diversidade, sexualidade e mais. Veja dicas!

publicidade

publicidade

Dicas de podcasts para entender melhor sobre corpo, diversidade e mais!

Os podcasts estão ganhando cada vez mais espaço e abordam diferentes temas, como gênero, diversidade, sexualidade e mais. Veja dicas!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Dicas de podcasts sobre corpo, diversidade e mais!

publicidade

publicidade

Procurando dicas de podcast? Foi-se o tempo em que apenas a televisão ou os sites estavam entre as fontes de informação mais buscadas. Além disso, o rádio também deixou de ser só um lugar para ouvir música, acompanhar o futebol ou ficar por dentro das notícias do dia. Assim, no meio de tanta evolução e mudanças, surgiram os podcasts.

Se você não conhece o termo, não se preocupe. Os podcasts são veículos de comunicação em formato de áudio, bem parecido com o rádio. No entanto, a diferença é que, geralmente, eles são divididos em episódios e programas específicos, que você pode acompanhar pelo smartphone, da forma que achar melhor.

Além disso, por conta desse formato, são ferramentas para entender melhor sobre temas nem sempre discutidos e aprofundados pelas mídias mais tradicionais. Então, confira uma seleção com dicas de podcast para saber mais sobre corpo, gênero, diversidade e mais!

1) AFETOS é dica de podcast para quem quer se aprofundar nos sentimentos

Criado pelas comunicadoras Gabi Oliveira e Karina Vieira, o AFETOS aprofunda o significado do termo que dá nome ao programa. Isso porque as duas trazem à tona tudo aquilo que afeta o ser humano, com sensibilidade e empatia, sem deixar de tocar em aspectos mais espinhosos.

Questões raciais, em especial as que envolvem pessoas negras, pressão estética, dependência emocional, novas formas de relacionamento e inseguranças são alguns dos temas já discutidos pela dupla. 

2) Shet_alks é perfeito para mulheres de todas as idades

Menopausa, padrões de beleza, rugas, sexualidade e envelhecimento são assuntos que as mulheres que estão na faixa dos 45 e 60 anos lidam com frequência. Por isso, para transformar esse papo em fonte de conhecimento e também ampliar os discursos para outras gerações, a dica de podcast é o Shet_alks, em que Camila Faus e Fernanda Guerreiro propõem uma discussão sem preconceitos, regras ou julgamentos. Para enriquecer ainda mais as conversas, elas entrevistam mulheres com diferentes vivências e pontos de vista. 

3) Dica de podcast para saber mais sobre questões raciais: Ideias negras

Assim como em muitos outros meios, o podcast também é um espaço majoritariamente branco. No entanto, pessoas pretas também estão chegando com tudo nesse território. Assim, não faltam opções interessantes para saber mais sobre identidades e narrativas negras.

Entre as que se destacam, vale a dica de podcast Ideias Negras, apresentado por Carine Nascimento e Cris Fernandes. É uma série de entrevistas com homens e mulheres de diferentes campos de atuação contando mais sobre suas trajetórias. 

4) Bom dia, Obvious: para começar o dia por dentro do universo feminino

O Bom dia, Obvious é um dos mais famosos para quem já conhece o formato. Por isso, se você ainda não ouviu, fica a dica de podcast para começar o dia com os episódios comandados por Marcela Ceribelli. A CEO e diretora criativa da Obvious recebe convidados e especialistas, para conversas bem honestas sobre temas que envolvem o universo feminino, como autoconhecimento, carreira, relacionamentos e mais.

5) Maria vai com as Outras destrincha a relação entre mulheres e o mercado de trabalho

O foco do Maria vai com as Outras é carreira. Portanto, mediado pela jornalista Branca Vianna, da revista Piauí, os episódios jogam luz na complicada relação entre mulheres e o mercado de trabalho. Isso porque o ambiente corporativo ainda é cercado de misoginia, machismo e tabus.

Além disso, o programa aposta na diversidade de convidadas, com mulheres que atuam em cargos de chefia, na ciência, no esporte, na política, entre outros. 

6) POC de Cultura: dica de podcast sobre temas da comunidade LGBTQIA+

O POC de Cultura é também bastante conhecido, com os publicitários Caio Baptista, Filipe Bortolotto, Hilário Júnior e José Melo à frente do programa. Isso porque o quarteto conduz as conversas semanais sobre os mais variados temas que envolvem a comunidade LGBTQIA+ e o podcast já conta com mais de 100 episódios. Todos eles ajudam a entender questões como visibilidade, estereótipos, relacionamento e mais. 

7) Biscoito é um podcast que desmistifica a bissexualidade

Na sigla LGBTQIA+, a letra B é para pessoas bissexuais. Mas a bissexualidade é ainda rodeada de mitos e tabus, até mesmo dentro da comunidade. Por isso, como forma de dar mais visibilidade ao tema, o programa “assumidamente bissexual” é apresentado por Babu Carreira, Guy Neves e Taty Leite.

Os episódios trazem entrevistas e histórias sobre pessoas que sentem atraídas por ambos os gêneros, mas que também afetam pessoas com diferentes orientações sexuais. Fica a dica de podcast!

8) Estamos bem? aprofunda discussões sobre autoconhecimento

O autoconhecimento ajuda a levar a vida com mais leveza, autoestima e segurança. Só que muita gente nem sabe por onde começar. Por isso, os jornalistas Thiago Theodoro e Bárbara dos Anjos discutem semanalmente sobre o assunto no podcast Estamos bem?. Nele, episódios aprofundados em temas como bullying, medos, vaidade e tudo o que pode interferir na maneira como as pessoas enxergam o outro e a si mesmo. 

As dicas de podcasts te ajudam a entender novos pontos de vista

Conhecimento nunca é demais! Assim, buscar novas fontes de informação é importante para criar repertório, entendendo novos pontos de vista sobre diferentes assuntos. Dessa forma, o podcast está ganhando cada vez mais espaço e é uma boa pedida para sair da bolha!

Foto de capa: Pexels

CURTIU? COMPARTILHE AQUI

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Redação Alexandrismos

Redação Alexandrismos

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre #CorpoLivre.

publicidade