Bom dia, boa tarde, boa noite, ou seja lá a hora que você estiver lendo isso :)

Daiane dos Santos e Luana Xavier discutem sobre sexualização dos corpos e pressão estética feminina

Daiane dos Santos e Luana Xavier falam sobre assédio e pressão estética

Daiane dos Santos e Luana Xavier se uniram em entrevista para debaterem a respeito da sexualização dos corpos femininos e a cobrança estética para se manterem em um padrão imposto. Veja!

publicidade

publicidade

Daiane dos Santos e Luana Xavier falam sobre assédio e pressão estética

Daiane dos Santos e Luana Xavier se uniram em entrevista para debaterem a respeito da sexualização dos corpos femininos e a cobrança estética para se manterem em um padrão imposto. Veja!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Daiane dos Santos e Luana Xavier discutem sobre sexualização dos corpos e pressão estética feminina

publicidade

publicidade

Em bate-papo na Casa TPM, mediado pela jornalista Milly Lacombe, a ex-ginasta Daiane dos Santos e a atriz Luana Xavier, junto com a chef Renata Vanzetto, discutiram sobre pressão estética e corpos femininos, sempre julgados como “domínio público”. Na entrevista, elas revelaram quando sentiram que estavam sendo sexualizadas e Luana contou que sua primeira vez aconteceu aos 12 anos.

De acordo com a atriz, o momento aconteceu depois de fazer um espetáculo de “Chiquititas”. “Nesse dia, meus pais não puderam me buscar no horário porque depois tinha uma confraternização. Nesse tempo, fiquei do lado de fora do teatro. Fui em um orelhão ligar para casa falando com a minha mãe e veio um cara. Ele pegou nas minhas duas tranças e falou assim: ‘Olhando, elas têm um formato de coração, né’”, relembrou.

Em seguida, a atitude de Luana Xavier foi sair correndo para a porta do teatro com medo das consequências do homem. “Fiquei ali em pânico. É muito doido! Eu tinha 12 anos e me lembro perfeitamente. Como essas coisas marcam, né?”, lamentou.

Daiane dos Santos não teve reação em assédio: “A tendência é se assustar”

Já com Daiane dos Santos, um caso de assédio aconteceu há pouco tempo. “Sempre tive seios fartos, bumbum grande, pernas grossas e isso só definiu mais com a ginástica. Nessa fase da juventude, não lembro tanto, mas quero citar aqui uma coisa que me chocou muito quando eu já estava jovem adulta. Estava no supermercado e veio um cara, por volta dos seus 50 anos, e disse: ‘Nossa, você é fulana, né? Você é uma delícia”, lembrou.

Desse modo, a ex-ginasta não conseguiu ter reação: “A tendência é a gente se assustar. A gente não acredita que um ser humano é capaz de fazer umas coisas dessas”.

Luana Xavier desenvolveu compulsão alimentar por pressão para ficar magra

A cobrança para se manter em um padrão estético também foi assunto entre Daiane dos Santos e Luana Xavier. A atriz recordou de um “toque” que recebeu de um outro ator quando vestia tamanho 44 aos 16 anos. “Ele veio conversar: ‘Bom, Luana, já que você, de fato, está seguindo sua carreira, você tem que ter o corpo estilo Naomi Campbell’. Como que eu ia me esforçar para chegar no físico de modelo de passarela em um tempo onde eu tinha que ser muito magra?”, indagou a artista.

Nesse tempo, Luana Xavier desenvolveu a compulsão alimentar: “Comecei a fazer várias dietas para chegar nesse bendito corpo, a da proteína, da sopa de aipo, tinha jeito para comer banana… horrível. Fui tentando fazer isso e chegou um momento que eu vi que não ia atingir esse objetivo. Foi a partir daí que eu passei a engordar de fato. Comecei a comer de uma forma mais compulsiva, fui aumentando de peso e cheguei a obesidade”.

“Quem disse que meu corpo de antes me deixava mais feliz?”, questiona Daiane

Daiane dos Santos também sabe bem o que é ter o corpo julgado pelos outros. Dez anos depois de ter parado de treinar 10 horas por dia, ela passou a enfrentar comentários e comparações de que seu físico tinha que ser ainda como uma de uma atleta profissional.

“Quem disse que meu corpo de antes me deixava mais feliz? Era muito sacrificante. Eu vestia 32! Hoje sou livre para ter um corpo normal”, disse, atrelando os comentários ao machismo: “Essa pressão está muito nas redes sociais. A pessoa entra no teu direct para falar uma coisa horrível, guarda para você. O ser humano nunca está contente. Ou você está magra demais, ou está gorda demais. Isso é muito forte em cima da mulher”.

Atriz explica emagrecimento: “Meu corpo clama por isso”

Por fim, Luana Xavier aproveitou o espaço para explicar a respeito de seu emagrecimento depois de ter sido diagnosticada com pré-diabetes.

“Não é uma questão de não gostar do corpo como eu estava vendo. A Luana que está em processo de emagrecimento é a que está cuidando da saúde. E aí a questão estética acaba sendo uma consequência. Mas isso tem que ser uma escolha minha, pessoal. Eu continuo sendo a pessoa que defende o corpo livre, mas eu preciso desse emagrecimento porque meu corpo está clamando por isso”, explicou.

Foto de capa: Instagram / @luanaxavier / @iude

CURTIU? COMPARTILHE AQUI

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Redação Alexandrismos

Redação Alexandrismos

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre #CorpoLivre.

publicidade