Connect with us

Corpo

Bruna Marquezine critica tabus sobre a sexualidade da mulher

Para Bruna Marquezine, promover conversas sobre saúde, sexualidade e gravidez não planejada entre jovens e adolescentes é essencial: “É desconfortável para o patriarcado”.

Published

on

Bruna Marquezine critica tabus sobre a sexualidade da mulher

Bruna Marquezine falou sobre os tabus envolvendo a sexualidade feminina em bate-papo descontraído no PodDelas, no Youtube. Na entrevista, a atriz disse que acredita que o tema ainda é pouco falado abertamente, principalmente entre homens, por ser “desconfortável para o patriarcado”. Protagonista do filme “Besouro Azul”, Bruna também falou comentou sobre o verdadeiro significado de ser dona de si.

Bruna Marquezine está na campanha “Liberdade Vem de Dentro”

Para Bruna Marquezine, toda mulher deve ter o poder de escolha, como realizar seus sonhos, planejar qual será seu próximo passo e, além disso, escolher quando ou se quer ser mãe. Apesar de ver a luta e avanço diário, ela vê a necessidade de essa independência evoluir ainda mais.

“É sobre estar no controle de suas decisões sem se sentir vítima do olhar alheio e poder ter esse controle com segurança e tranquilidade”, explicou.

Bruna Marquezine apoia conversas sobre saúde e sexualidade

A educação sexual também foi um ponto abordado. De acordo com Bruna Marquezine, informação também é liberdade. Por isso, promover conversas sobre saúde, acesso, sexualidade e gravidez não planejada entre os jovens e adolescentes se tornou cada vez mais essencial.

“Mais de 55% das gestações no Brasil não foram planejadas e esse é um número que me assusta. Óbvio que tem casais e famílias que não planejaram e se surpreendem positivamente, mas quantas vezes você não gostaria de ter planejado e se preparado mentalmente, fisicamente e financeiramente? Então, a gente tem que falar sobre todos os métodos contraceptivos que existem”, afirmou.

A partir daí, segundo Bruna Marquezine, a mulher poderá tomar uma decisão assertiva e ter o controle de sua vida. “Acho legal falar disso ao meu público, mulheres jovens, pressionadas e julgadas a tomarem essa decisão e mulheres que não querem ser mães e tá tudo bem. Você tem que estar segura e saudável em primeiro lugar”, disse.

Atriz sugere debates sobre sexualidade feminina para fim de tabus

A vida íntima da mulher infelizmente ainda é vista com certa estranheza. Em outras palavras, falar sobre sexo e o prazer feminino acaba, muita das vezes, se tornando privado. “Ainda é desconfortável para o patriarcado”, declarou Bruna Marquezine, acrescentando sobre possíveis soluções para a evolução e normalização desses assuntos.

“Então, a gente tem que abrir espaço para esses debates diariamente para que se torne normal. A gente sabe de doenças, gravidez indesejada e temos que falar para que isso não aconteça”.

De acordo com a apresentadora do podcast, Tata Estaniecki, a falta de informação e o tabu em falar sobre a sexualidade quando mais nova fez com que ela temesse a gravidez precoce. “O meu maior medo da vida era engravidar na adolescência por falta de informação. Eu não falava com ninguém. Quando eu engravidei eu tinha 24 anos e eu falava: ‘Meu Deus, eu estou na adolescência'”, recordou a influenciadora.

Bruna Marquezine fala sobre sexualidade no PodDelas, no Youtube

Bruna Marquezine usou método contraceptivo após 1º sexo

Abrindo ainda mais sua intimidade, Bruna Marquezine, vítima de machismo por look transparente no PFW, usou uma experiência própria como exemplo para alertar outras mulheres. 

“Eu, por exemplo, como muitas meninas da minha geração, só comecei a usar um método contraceptivo depois da minha primeira relação porque era um tabu. Eu tinha vergonha de falar com os meus pais que eu estava pensando”, revelou.

“Mas por que eu preciso pretender levar isso adiante sem deixar meus pais constrangidos? Por que a gente já não discute isso? Quantas meninas não são expostas a um tipo de risco? Quanto é equivocado você ignorar isso e o quão ignorante é ignorar isso e aí dana-se a saúde só porque você não concorda com esse assunto? Não, primeiro lugar vem a saúde!”.

Foto de capa: reprodução / Instagram @brunamarquezine / @joaokopv 

MAIS LIDAS