Dá para ser mais sustentável com pequenas atitudes no dia a dia, e uma delas é comprar roupas em brechó. Isso porque, além de serem mais baratos, muitos lugares especializados fazem um ótima curadoria e é possível encontrar verdadeiras raridades vintage. No entanto, quando se fala em sustentabilidade e peças de segunda mão, as pessoas gordas acabavam ficando de lado nesse rolê. Isso antes dos brechós plus size!
Um dos motivos é que a indústria da moda nunca foi inclusiva em relação a quem usa plus size e, se as novas tendências ainda têm dificuldade em normalizar tamanhos maiores do que o 42, fica ainda mais difícil encontrar esse tipo de roupa em brechós. Mas a boa notícia é que muitas marcas e lojas já estão mudando esse panorama e ampliando o portfólio para atender diferentes tipos de corpos. Confira 5 brechós plus size para conhecer!
1) Fofura Pimenta: de garimpo de bijus a brechó plus size
O que começou como um garimpo de bijuterias com a sobrinha pela Rua 25 de Março, em São Paulo, se transformou na multimarcas Fofura Pimenta, da empreendedora Marcia Gattai. Especializado em roupas e acessórios plus size, o brechó tem uma variedade de blusas, calças, vestidos, conjuntos e jaquetas, com uma curadoria que alia diversidade de corpos e tendências da moda. Além disso, tem toda a facilidade para escolher, comprar e pagar sem nem ter que sair de casa.
2) Brechó XL: a loja reforça o consumo consciente sem perder o estilo
A produtora, jornalista e empreendedora Gisele Ramos criou o Brechó XL para levar a moda para todos, como descreve a própria bio da loja. Entre vestidos de festa, roupas de inverno, peças para malhar, beachwear e outras categorias, o brechó de Porto Alegre com entrega para todo o Brasil também varia entre diferentes tamanhos, reforçando o consumo consciente, fashion e inclusivo. Além disso, os valores são também muito acessíveis e convidativos, sem perder a qualidade!
3) Pannos Brechó: roupa acima do manequim 60 no brechó plus size
Se é difícil encontrar peças para tamanhos acima 42, imagina roupas acima do manequim 60? Por isso, a Pannos Brechó se propõe a ampliar a discussão sobre moda consciente para dar uma nova chance a peças e corpos variados. À frente do brechó, a empreendedora Júlia faz tudo pelas redes sociais, com atualizações diárias sobre as novidades que chegam na marca. Tem que ficar esperta para não perder!
4) Choque Size: peças garimpadas, infos sobre consultoria de imagem e mais!
O Choque Size é um brechó plus size da Raquel Sardenberg, com peças garimpadas que vão desde o 46 até o 58. Além de conectar moda consciente e pessoas por meio da rede social, o brechó também conta especialistas. Assim, dá para tirar dúvidas sobre consultoria de imagem, dar dicas de looks e até falar sobre tendências com base na personalidade de cada signo. E mais: volta e meia rolam desapegos de influencers de moda. Já pensou ter uma peça de roupa da sua influenciadora favorita?
5) Repassa: o site é considerado o maior brechó online do Brasil
Apesar de não ser exclusivamente um brechó plus size, é possível encontrar no Repassa, considerado o maior brechó online do Brasil, uma boa curadoria de peças dos mais variados tamanhos, incluindo 58 e 60. Vale destacar ainda que o Repassa também tem um blog com dicas fresquinhas de moda para todos os gostos e a Sacolinha do Bem, em que um time de especialistas avalia cada peça recebida que será colocada à venda, e a dona da Sacola pode receber até 60% do valor vendido em saldo.
Ainda que seja difícil falar em sustentabilidade, moda consciente e pessoas gordas, não é impossível encontrar marcas e empreendedores dispostos a amplificar esse diálogo. Precisamos cada vez mais de marcas produzindo tamanhos realmente maiores para que todo esse processo aconteça, mostrando que dá para ser sustentável e muito fashion sem ter que excluir ninguém. Vamos fazer essa moda pegar?
Foto de capa: Unsplash