Bom dia, boa tarde, boa noite, ou seja lá a hora que você estiver lendo isso :)

Atividade física x exercício físico

Atividade física e exercício físico são a mesma coisa? Qual a diferença?

Você sabe o que é atividade física e exercício físico? Os dois são essenciais para uma rotina mais ativa e saudável, mas existem diferenças entre eles!

publicidade

publicidade

Atividade física e exercício físico são a mesma coisa? Qual a diferença?

Você sabe o que é atividade física e exercício físico? Os dois são essenciais para uma rotina mais ativa e saudável, mas existem diferenças entre eles!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Atividade física x exercício físico

publicidade

publicidade

Crossfit e aula de funcional na praia são alguns modismos de atividades e exercícios físicos que acompanham a necessidade de se manter em movimento. Além disso, seguem o crescimento da indústria fitness. O que ninguém te conta é que a chance de um exercício dar certo pra você é proporcional à vontade que você tem de executá-lo. 

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a inatividade física é o quarto maior fator de risco de mortalidade a nível mundial. Manter o corpo em movimento, com uma alimentação balanceada e boa hidratação, é fundamental para saúde física e mental. Por isso, combater o sedentarismo, seja com atividade física ou exercício físico, é primordial. 

Mas, afinal, qual a diferença entre fazer uma atividade e um exercício físico? Sabendo as características e objetivos específicos, fica fácil escolher entre as duas, considerando estilo de vida, disponibilidade de tempo e resultados esperados. Então bora entender a diferença?

Atividades físicas são movimentos feitos no dia a dia

Em primeiro lugar, todo exercício físico é uma atividade física, mas nem toda atividade física é um exercício físico. Como assim? De acordo com a professora de educação física e personal trainer Ingrid Sayuri, atividade física é qualquer movimento que você faça com o corpo. Já o exercício físico é sistematizado e pensado para você.

Dessa maneira, atividade física é qualquer movimento corporal produzido pela contração muscular que resulte num gasto energético acima do nível de repouso. Saiu do sofá da sala e foi para o quarto? Já está em atividade!

Varrer a casa, subir escadas, caminhar com seu cachorro ou dançar na frente do espelho são atividades físicas. O fato de serem cotidianas e não obrigatórias faz com que sejam mais comuns de realizar. Na maioria das vezes, são ligadas a momentos de lazer.

Exercício físico é pensado para você e para o seu corpo

Já o exercício físico é uma atividade planejada que consiste em movimentos repetitivos aliados a uma metodologia. Tem como objetivo aumento da resistência, performance ou aprimoramento de qualquer capacidade física. 

Aquela série que o professor monta pra você na academia quando você se matricula? Já é exercício físico! Também não deixa de ser atividade, já que tira a pessoa do estado de repouso. Ele melhora a força, gasto calórico, velocidade, equilíbrio, dependendo do seu objetivo. 

Ingrid conta que, a partir da atividade, nosso corpo vai entendendo e até pedindo por mais movimento. Assim, naturalmente buscamos o exercício. “Conforme o corpo for aprendendo a ser bem tratado, ele vai te convidar a fazer exercício físico. Você se coloca em atividade física e ele te convida a fazer uma prática mais intensa, porque isso dá prazer ao corpo. O cérebro se sente recompensado.” 

Corrida, balé, musculação são alguns exemplos de exercícios físicos. Caso deseje praticar e ainda não saiba qual o melhor para você, busque orientação de um profissional responsável que entenda seus desejos e limites!

O mais importante é sair de uma rotina sedentária

Seja atividade física ou exercício físico, é importante se movimentar, levando em consideração o estilo de vida de grande parte da população brasileira. De acordo com dados do IBGE de 2019, 40,3% dos adultos no Brasil possuem comportamentos sedentários. De acordo com o Dr. Drauzio Varella, “o corpo do ser humano, com braços longos e pernas fortes, evoluiu para estar em movimento. Se não há movimento, o corpo tem mais chances de desenvolver problemas cardiovasculares, respiratórios e mentais”. 

Por isso, fazer atividade ou exercício que rompa com a rotina sedentária é uma forma de evitar problemas futuros. Além disso, aumenta as chances de uma boa qualidade de vida. Escolha se movimentar por amor ao seu corpo! Opte por atividades e exercícios que te motivem, te façam sentir confiança e te desafiem a ser uma pessoa melhor para você e não para os outros!

Foto de capa: Unsplash

CURTIU? COMPARTILHE AQUI

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Redação Alexandrismos

Redação Alexandrismos

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre #CorpoLivre.

publicidade