Bom dia, boa tarde, boa noite, ou seja lá a hora que você estiver lendo isso :)

Alimentação intuitiva e consciente

Alimentação intuitiva: o que é? Como comer com equilíbrio?

Já pensou em comer sem pensar que pode engordar ou emagrecer? É possível ter uma alimentação intuitiva e consciente, com equilíbrio e amor ao seu corpo!

publicidade

publicidade

Alimentação intuitiva: o que é? Como comer com equilíbrio?

Já pensou em comer sem pensar que pode engordar ou emagrecer? É possível ter uma alimentação intuitiva e consciente, com equilíbrio e amor ao seu corpo!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Alimentação intuitiva e consciente

publicidade

publicidade

Já imaginou que sonho seria comer o que você quiser sem se preocupar com o seu peso? E se a gente te contar que é possível? Calma, esse não é mais um texto sobre dieta ou remédios para emagrecer. Antes de tudo, é exatamente o contrário.

Existem diversas maneiras de se alimentar de forma saudável sem entrar em ciclos de restrição. A alimentação intuitiva é uma delas e mostra que ouvir e entender seu corpo sem restrições e com equilíbrio é uma forma de se conhecer. 

Saiba mais sobre a alimentação intuitiva

A ideia principal da alimentação intuitiva é comer quando estiver com fome e parar quando se sentir satisfeita, unindo corpo e mente para entender suas necessidades físicas e psicológicas. De acordo com a nutricionista e especialista em comportamento alimentar Sophie Deram, quando o assunto é alimentação intuitiva, existem duas bases importantes que podemos nos inspirar.

São elas: o Intuitive Eating (Comer Intuitivo) e o Mindful Eating (Comer Consciente). O Comer Intuitivo é um conceito trazido pelas americanas Evelyn Tribole e Elyse Resch, referências no assunto há mais de 30 anos.

A alimentação intuitiva proposta por elas possui 10 princípios básicos

De acordo com as profissionais, a alimentação intuitiva e consciente está baseada nos seguintes princípios:

  1. Rejeitar a mentalidade da dieta
  2. Honrar sua fome
  3. Fazer as pazes com os alimentos
  4. Desafiar a “polícia dos alimentos” (não existem alimentos “bons” ou “ruins”)
  5. Respeitar sua saciedade
  6. Descobrir a satisfação ao comer
  7. Honrar seus sentimentos sem usar alimentos
  8. Respeitar seu corpo (aceite sua genética)
  9. Exercitar-se
  10. Honrar sua saúde

Prestar atenção ao que se come parece óbvio, mas não é

Então, quando falamos do termo mindful (“atenção plena”) associado ao ato de comer, é sobre estar presente e dar atenção ao momento de se alimentar. O Mindful Eating (Comer Consciente) tem a ver com isso. Dentre as dicas para um comer mais consciente estão o cuidado com a mastigação, respirar ao comer e comer melhor, não necessariamente menos.

Agora parece óbvio falar sobre prestar atenção às refeições, mas quantas vezes comemos sem observar nosso corpo reagindo, se satisfazendo ou dando sinais? Quantas vezes queremos tanto comer algo que comemos sem saborear, com impulso e sem equilíbrio? Ou quantas vezes deixamos de comer por ansiedade ou comemos demais sem perceber? 

Abrir mão da CULPA por comer é essencial para uma alimentação intuitiva

A alimentação intuitiva te convida a abrir mão da culpa, do medo e da vergonha na hora de se alimentar e, principalmente, desmistificar essa ideia de que existe alimento bom e alimento ruim. Em outras palavras, coisas que a cultura da dieta nos ensina.

Do mesmo modo como as restrições forçam nosso corpo a se sentir saciado com uma quantidade pequena de alimento, quando a dieta acaba isso favorece o ganho de peso e/ou distúrbios alimentares. E essa não é a intenção! 

Portanto, se você tem uma relação ruim com a comida, seja por algum transtorno alimentar ou por conta dos anos de dietas e restrições, primeiro se acolha. Em seguida, busque um profissional para te orientar nesse reencontro com seus sinais de fome e saciedade. Você merece uma boa relação com os alimentos e um bom nutricionista, ético e comprometido com o seu bem-estar para te ajudar nessa caminhada!

Foto de capa: Adobe Stock

CURTIU? COMPARTILHE AQUI

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no tumblr
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Redação Alexandrismos

Redação Alexandrismos

Somos uma equipe de profissionais e colaboradores empenhados em transformar através da informação e da diversidade. Enquanto veículo, queremos construir uma nova forma de dialogar na internet sobre #CorpoLivre.

publicidade